A China anunciou um crescimento de 6,8% em seu orçamento de defesa para o próximo ano financeiro, representando um ligeiro aumento em relação ao aumento percentual de 6,6% do ano passado, à medida que continua a modernizar suas forças armadas.

O país vai gastar 1,35 trilhão de yuans (US$ 208,58 bilhões) com suas forças armadas, de acordo com números divulgados pelo Ministério das Finanças da China, enquanto a liderança do país se reúnia para a reunião anual do Congresso Nacional do Povo em Pequim.

Durante seu discurso para a legislatura amplamente aprovada, o primeiro-ministro chinês Li Keqiang reiterou que os esforços para fortalecer o Exército de Libertação Popular (PLA) continuarão. Ele prometeu aumentar o treinamento militar e a preparação em todas as áreas, bem como melhorar a abordagem do país aos esforços científicos, tecnológicos e industriais relacionados à defesa, sem fornecer mais detalhes.

O exercício financeiro da China vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

Quais são os planos de modernização da China?

O anúncio de outro aumento orçamentário vem na esteira de um ano agitado para o PLA. A força armada em 2020 entrou em confronto com as tropas indianas em sua fronteira montanhosa, o que resultou em mortes de ambos os lados após um combate corpo a corpo.

A China também deu continuidade ao seu maciço programa de modernização militar em todos os ramos do PLA e continuou as ações assertivas nos mares do Leste e do Sul da China com forças militares e paramilitares, onde a China montou o que alguns consideram uma campanha de pressão contra Taiwan. A China também está envolvida em disputas territoriais com outras nações asiáticas.

Imagens de satélite publicadas no programa de mapeamento de código aberto Google Earth mostram dois dos três destróieres da classe “Renhai” Type 055 recentemente comissionados da China atracados em uma base naval perto de Sanya na ilha de Hainan, que está localizada na orla do Mar da China Meridional. A descoberta sugere que ambos os navios são atribuídos à Frota do Mar do Sul.

Os navios de guerra Type 055 são os principais combatentes de superfície da Marinha do PLA, cada um ostentando 128 células de sistema de lançamento vertical capazes de disparar mísseis de cruzeiro superfície-ar, antinavio e de ataque terrestre. Eles também são equipados com radar 3D phased array, bem como um amplo sensor e conjunto de guerra eletrônica.

A China está construindo pelo menos oito desses combatentes de superfície de 10.000 toneladas em dois estaleiros diferentes, junto com seu terceiro porta-aviões e três novos porta-helicópteros anfíbios, dois dos quais estão passando por testes de mar, incluindo uma visita à base naval de Sanya. Isso indica que pelo menos um porta-helicópteros anfíbio pode ser designado para lá quando for comissionado na Marinha do PLA.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments