O estaleiro Fincantieri entregou o recém-construído navio de apoio logístico (LSS) Vulcano à Marinha Italiana.

O LSS Vulcano de 193 m de comprimento faz parte do programa Flotte Logistique (FLOTLOG), que inclui a construção de quatro LSS para a Marinha Francesa.

O projeto Vulcano está sendo executado pelo consórcio temporário entre Chantiers de l’Atlantique e Naval Group no âmbito do Programa LSS franco-italiano liderado pela Organização para Cooperação Conjunta de Armamento (OCCAR – Organisation Conjointe de Cooperation sur l’Armement).

O Vulcano é classificado pelo RINA, de acordo com o Fincantieri.

O LSS pode acomodar um total de 235 pessoas, incluindo praças e oficiais.

Hospitais e instalações de saúde totalmente equipados serão integrados ao navio para fornecer tratamento para até 17 pacientes feridos.

O programa de renovação da frota italiana também envolve a construção do navio doca porta-helicópteros (LHD) ‘Trieste’ e sete navios de patrulha offshore multifuncionais (PPA).

O programa (‘Naval Act’) foi aprovado pelo Governo e pelo Parlamento e teve início em maio de 2015 com o apoio da OCCAR.

Todas as três classes de navios são embarcações de duplo uso, destinadas tanto para fins militares padrão quanto para proteção civil.

O sistema de propulsão auxiliar dessas embarcações é projetado para ter baixo impacto ambiental, reduzindo assim a emissão de poluentes.

A construção do Trieste está em andamento no estaleiro Muggiano com entrega prevista para o próximo ano, enquanto os sete PPAs entrarão em serviço na frota a partir deste ano.

Além disso, a empresa lançou o terceiro PPA Raimondo Montecuccoli em seu estaleiro em Riva Trigoso, Gênova.

FONTE: Naval Technology

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments