Lançado o Raimondo Montecuccoli, terceiro navio de patrulha offshore multifuncional italiano
A Fincantieri lançou o terceiro navio de patrulha offshore multifuncional (PPA) da Marinha Italiana, Raimondo Montecuccoli, em seu estaleiro Riva Trigoso.
A cerimônia de 13 de março contou com a presença de oficiais de defesa e líderes da Marinha, enquanto a filha do almirante Stefano Pugliese, que comandava o ex-cruzador ligeiro Montecuccoli, foi a madrinha do navio.
O futuro ITS Raimondo Montecuccoli é o terceiro de sete navios de sua classe e está programado para entrega em 2023. A Itália receberá todos os navios da classe até 2026.
Embora iguais em dimensões e design, os sete navios não serão iguais em capacidade. Eles serão entregues em três configurações diferentes para missões que vão desde patrulhamento com capacidade de resgate marítimo até tarefas de combate.
A configuração “light” para tarefas de patrulhamento contém recursos básicos de autodefesa, a “light +” adiciona recursos antiaéreos, enquanto a versão “completa” é capaz de lidar com ameaças tridimensionais (aéreas, de superfície e subaquáticas).
A versão leve tem um conjunto completo de artilharia e é desenvolvida com a abordagem “adequada para” que a torna capaz de implantar rapidamente capacidades operacionais crescentes. A versão light + adiciona a capacidade de disparo de mísseis com capacidade também para defesa contra mísseis balísticos. A versão completa será capaz de operar em todos os domínios da guerra naval, como AAW, ASW e ASuW.
Os navios de 133 metros também serão capazes de operar embarcações de alta velocidade, como RHIB (Rigid Hull Inflatable Boat) de até 11 metros de comprimento por meio de guindastes laterais ou uma rampa de içamento localizada na popa. Propulsados por um sistema de motores diesel combinado com turbina a gás (CODAG) e um sistema de propulsão elétrica, os PPAs terão uma velocidade máxima de mais de 31 nós e uma tripulação de 171.
O primeiro navio da classe, ITS Paolo Thaon di Revel, começou os testes de mar em novembro de 2019 e deve ser entregue em maio deste ano. O segundo navio foi lançado em maio de 2020.
A Fincantieri lançou o Raimondo Montecuccoli apenas um dia depois de entregar o navio de apoio logístico LSS Vulcano à Marinha Italiana de seu estaleiro Muggiano.