A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) comissionou o JS Haguro (DDG 180), seu segundo destróier da classe “Maya”, em uma cerimônia em Yokohama em 19 de março.

A cerimônia, organizada pelo estaleiro Japan Marine United, que construiu os dois navios da classe, contou com a presença do ministro da defesa japonês Nobuo Kishi e outros oficiais da JMSDF.

Nomeado em homenagem ao Monte Haguro, o DDG 180 foi entregue à JMSDF após ser lançado em julho de 2019 e iniciar os testes de mar em 2020. O JS Maya, o navio líder na classe, entrou em serviço em março de 2020.

Os destróieres da classe “Maya” são uma versão atualizada da classe Atago, equipada com o sistema Aegis Baseline 9/Ballistic Missile Defense 5.1 e o Cooperative Engagement Capability (CEC) da Raytheon, um sistema que compartilha/compila dados de sensores de várias plataformas em um quadro.

Ao comissionar os dois contratorpedeiros, o Japão está se juntando a um clube exclusivo de países com capacidade CEC. Além dos EUA e da Austrália, que operam o CEC da Raytheon, a França é o único outro país a ter desenvolvido essa capacidade.

O Haguro é o oitavo navio da JMSDF a transportar o sistema de combate Aegis. Antes da classe “Maya”, o Aegis era carregado por destróieres das classes “Atago” e “Kongo”.

O JS Maya e JS Haguro são os maiores destróieres da JMSDF construídos até agora, o que permitirá ao Japão integrar e testar railguns e sistemas de laser nos navios.

Os navios de 170 metros deslocam 8.200 toneladas e apresentam uma combinação de turbina a gás-elétrica e turbina a gás (COGLAG – (COmbined Gas turbine eLectric And Gas turbine) com duas turbinas a gás GE LM2500-30.

A nova classe de destróieres lançará mísseis antiaéreos SM-3 Block IIA, que são capazes de defesa contra mísseis balísticos de curto e médio alcance.

O SM-3, junto com uma série de outros mísseis, incluindo o foguete antissubmarino de lançamento vertical Tipo 07, será lançado por um sistema de lançamento vertical VLS Mk-41 de 96 células. Os navios também estão armados com um canhão de 5 polegadas, mísseis antinavio Harpoon, torpedos e sistemas de de defesa aproximada (CIWS).

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments