Rússia desdobra todos os submarinos do Mar Negro no início dos exercícios da OTAN
A Rússia desdobrou todos os seis submarinos da Base de Sevastopol da Frota do Mar Negro no início dos exercícios da Otan na área, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti na sexta-feira.
“Todos os submarinos da Frota do Mar Negro estão realizando suas tarefas fora de suas bases”, disse o vice-almirante Igor Osipov, comandante-chefe da frota.
“Nenhum dos submarinos está em sua base”, disse Osipov, segundo a RIA Novosti.
O comandante da flotilha de submarinos da Frota do Mar Negro, Capitão 1 ° Rank Anatoly Varochkin, chamou o desdobramento de “sem precedentes”.
“Isso não acontece com as outras frotas da Rússia ou de países estrangeiros”, afirmou Varochkin.
A implantação ocorre quando 18 navios de guerra da OTAN com 10 aeronaves e 2.400 militares estão programados para iniciar exercícios multinacionais liderados pela Romênia apelidados de “Sea Shield 21”.
O “Sea Shield 21” visa melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre as forças navais romenas e de outros membros da OTAN. A partir daí, o grupo marítimo permanente da OTAN composto por fragatas da Espanha, Turquia, Bulgária e Romênia fará escalas na Turquia e na República da Geórgia.
A Rússia vê a expansão da OTAN para o leste em sua antiga esfera de influência soviética como um risco chave para a segurança nacional. Os membros da OTAN consideram os lançamentos de mísseis da Rússia no enclave do Báltico entre a Polônia e a Lituânia uma ameaça.
A OTAN, uma aliança liderada pelos EUA criada durante a Guerra Fria para fornecer segurança coletiva contra a União Soviética, suspendeu as relações com a Rússia em resposta à anexação da Crimeia da Ucrânia por Moscou em 2014.