Rússia desdobra todos os submarinos do Mar Negro no início dos exercícios da OTAN
A Rússia desdobrou todos os seis submarinos da Base de Sevastopol da Frota do Mar Negro no início dos exercícios da Otan na área, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti na sexta-feira.
“Todos os submarinos da Frota do Mar Negro estão realizando suas tarefas fora de suas bases”, disse o vice-almirante Igor Osipov, comandante-chefe da frota.
“Nenhum dos submarinos está em sua base”, disse Osipov, segundo a RIA Novosti.
O comandante da flotilha de submarinos da Frota do Mar Negro, Capitão 1 ° Rank Anatoly Varochkin, chamou o desdobramento de “sem precedentes”.
“Isso não acontece com as outras frotas da Rússia ou de países estrangeiros”, afirmou Varochkin.
A implantação ocorre quando 18 navios de guerra da OTAN com 10 aeronaves e 2.400 militares estão programados para iniciar exercícios multinacionais liderados pela Romênia apelidados de “Sea Shield 21”.
O “Sea Shield 21” visa melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre as forças navais romenas e de outros membros da OTAN. A partir daí, o grupo marítimo permanente da OTAN composto por fragatas da Espanha, Turquia, Bulgária e Romênia fará escalas na Turquia e na República da Geórgia.
A Rússia vê a expansão da OTAN para o leste em sua antiga esfera de influência soviética como um risco chave para a segurança nacional. Os membros da OTAN consideram os lançamentos de mísseis da Rússia no enclave do Báltico entre a Polônia e a Lituânia uma ameaça.
A OTAN, uma aliança liderada pelos EUA criada durante a Guerra Fria para fornecer segurança coletiva contra a União Soviética, suspendeu as relações com a Rússia em resposta à anexação da Crimeia da Ucrânia por Moscou em 2014.
Feito impressionante, mas, se deve levar em conta que todos os 6 submarinos são novos,
em média 5 anos de atividade exigindo menos manutenção e/ou não necessitando ainda iniciar o equivalente da marinha brasileira, Período de Manutenção Geral (PMG).
.
Se todos os 6 estão no mesmo grau de “apronto” ,devidamente certificados, é algo que apenas os russos sabem.
Prezado Dalton,
Imagino que, por ocasião do PMG da força, o budget da Frota do Mar Negro vai precisar de reforço…
A Rússia deve ser levada a sério, mas, os recursos são limitados como é para todo mundo e assim para reforçar um lado acaba enfraquecendo-se outro então não é uma situação fácil de se resolver.
Os exercícios serão mais “quentes” do que o esperado…
É aí que você percebe o quanto é importante uma força de submarinos para negar o uso do mar à uma força de ataque de superfície muito mais numerosa.
No nosso caso, com litoral tão extenso, e com verbas que jamais serão suficientes para o controle de tal área, a negação do uso do mar é a única opção de defesa viável para nós
Essa já foi nossa prioridade, pelo menos no papel.
Isso, concordo, nosso maior meio de prevenção a atacantes seria o investimento massivo em submarinos e quem sabe em mísseis de longo alcance e Npaoc
Como nossa vizinhança é ‘di boua’ e somos um país que resolve a situação até a ultima ratio regis, o Brasil, sendo invadido, será justamente pelo litoral. Entre Exército e Aeronáutica, em minha singela opinião, a Marinha deveria ser a maior força, principalmente marítima. É por isso que defendo investimentos contínuos independentemente de quaisquer situação na BID. A Marinha precisa urgentemente de navios patrulha.
Patrulhas para se defender de Invasão ? Estamos cheios de Patrulhas , quando Drones , Dirigíveis , Aviões e Satélites fariam melhor o trabalho , em caso de ataques ou bloqueios navais contra o Brasil , Submarinos seriam a Defesa eficas , mas a AERONAVAL com Jatos de Ataques armados de Mísseis de longo alcance e de cruzeiros , patrulhas para isso é piada , ainda mais os patrulhas que a Marinha escolhe , teriam que correr para os portos
Força com no mínimo 30 Submarinos , dai para cima !
Concordo e discordo! Concordo que devemos ter uma força submarina para negar o uso do nosso mar, mas sem meios de superfície adequados ela seria caçada pelas forças ASW do pais invasor. Qual a maior ameaça a um submarino atualmente? Na minha opinião um Helis ASW, então se não tivermos uma força de superfície que impeça os “atacantes” de usarem essa arma contra nossos sub, eles perdem o seu valor estratégico. Quanto mais equilibrada nossas forças forem mais difícil será surpreende-las.
Permita-me discordo Prezado Jodreski . Não precisamos negar o uso do mar por mais do que uma faixa ao longo do litoral. Seria de não mais do que 500 milhas, talvez (para ser sincero, especulei). O que precisamos, para apoiar uma força de submarinos decente, que eu diria ser de 4 SNA e 12 SSK, seria uma aviação (Naval e FAB) numerosa e capaz e uma artilharia de costa (mísseis variados com alcance idem) igualmente capaz. Eu descarto uma força de superfície robusta, na medida dessa sonhada ForSub, pela questão custo: para ter uns 3 contratorpedeiros de defesa aérea, uma… Read more »
Helio, e sem contar que qualquer força de superfície que nos coloca-se no mar contra qualquer potencia naval, seria dizimada em mar aberto. Ou teríamos que investir muito dinheiro para uma frota de superfície que consiga sobreviver a um ataque vindo mar.
Na minha opinião seria mais eficiente investir em forças submarinas e em aviação operando nas costas como você mencionou.
Se sobra-se dinheiro para construir uma frota de superfície poderosa ai tudo bem, mas sabemos qual e a nossa realidade.
Mas nós temos mais dentistas na Força! Num confronto de brilho dental venceremos com honras.
Isso é ótimo, o mundo ganha com o investimentos em tecnologia, como aconteceu na guerra fria, o que temos que combater e minimizar o máximo são os efeitos colaterais da nova guerra fria.
Agora é o momento que tudo fica em alerta máximo… Um vacilo de um dos lados podem desencadear consequências sem precedentes…
Se fosse o contrário? A Rússia fizessem exercícios militares com Cuba? No quintal dos EUA, será que eles iriam aceitar? Entendo a irritação Russa com esse exercício.
A questão não é essa e sim que a Rússia nada iria lucrar enviando seus poucos grandes combatentes disponíveis para exercitar-se com Cuba no Caribe. . Por outro lado a OTAN envolve vários integrantes e um grande território a ser monitorado dificultando a interoperabilidade o que só pode ser amenizado com treinamento em conjunto. . Muitos desses países sentem-se intimidados pela Rússia enquanto outros comemoraram o fim da URSS e imediatamente abraçaram o ocidente, pois aparentemente não foi nada agradável para eles viver sob jugo soviético. . Já li alguma coisa sobre isso e assisti alguns filmes antigos também, muita… Read more »
100% de disponibilidade até eu duvido da veracidade disso… POrém o comandante dessa esquadra combinada mesmo que duvidasse também deveria empregar meios para contrapor todos os subs. É o “nebel des krieges” de Von Clausewitz: vc sabe q tem alguma coisa lá mas não sabe quanto, como ou exatamente onde.
Um homem fala com sua mulher que tem uma barata no quarto. Independente onde a barata esteja, pode nem estar visivel, dentro da gaveta, debaixo da cama não interessa o quarto vai ficar insalubre pra mulher. A mera presença da barata vai expulsar a mulher do quarto ou vai deixa-la inquieta/ansiosa la dentro. A mulher vai encher o saco do marido, crise, a aliança militar será desfeita e a barata vencerá a Guerra.
Seus dois comentários foram muito bons e com total relação com a postagem. Por qual motivo o negativaram? Vai saber…
A Turquia é aliada da Rússia.
Romênia e Bulgária não são “potências” militares.
Ou seja, esse exercício não é motivo de preocupação.
Está mais para Putin demonstrar sua indignação com Biden.
Offtopic: pesqueiro venezuelano é apreendido no litoral do Amapá…
Só agora, no outro post, que vi que não serão apenas Turquia, Bulgária, Romênia e Espanha que participarão…
Sabe o que o Putin disse para o Biden quando ele falou sobre a Crimeia? “Nossos mísseis nucleares estão dando risada”
Foi a melhor coisa que a Russia fez foi anexar a Crimeia. Quebrou as asas das rapinas da OTAN. E de quebra ficou muito bem posicionada para adentrar o coração do bloco caso as coisas saiam do controle.
Cela n’est pas possible. Deux sous-marins 636.3 sont en mer Noire, deux en Méditerranée orientale et deux en entretien aux chantiers de l’Amirauté à Saint Petersbourg
A Russia nunca irá abrir mão da Criméia pois é a única base russa onde as águas não congelam durante o inverno.
Submarinos da OTAN singram os mares… Nada a comentar.
Submarinos russos diesel – elétricos navegam no Mediterrâneo e no Mar Negro…
Terror, terror! Deus nos acuda, é o fim!
Nunca muda.
Essa coisa de Anexação da Crimeia é uma Piada , ela tomou o que sempre foi sua, a Ucrania que vive com o MIMIMI de que a Rússia tomou o que era seu, procurem a história da Crimeia , e essa bobeira acaba, Narrativa anti Rússia europeia e globalista !