A Raytheon planeja entregar na próxima semana o primeiro dos novos mísseis Tomahawk Block V à Marinha dos Estados Unidos, uma versão atualizada do venerável míssil de ataque terrestre da Força que acabará incluindo a capacidade de alvejar navios no mar em alcances estendidos.

O novo Block V, quando totalmente pronto em suas variedades Block Va e Block Vb, deverá atingir navios de superfície em alcances de Tomahawk – mais de 1.000 milhas marítimas – com a integração de um novo buscador. Também integrará uma nova ogiva com uma gama mais ampla de recursos, incluindo maior poder de penetração.

O alcance do Tomahawk é especialmente importante na região da Ásia-Pacífico, onde a força de foguetes da China tem alcance extraordinário com seus mísseis balísticos DF-26 e DF-21, com alcances de 2.490 e 1.335 milhas respectivamente, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

Os novos mísseis da Marinha dos EUA são destinados não apenas para os sistemas de lançamento vertical em navios de superfície, mas também em submarinos de ataque que podem operar mais facilmente dentro do alcance da força de foguetes da China.

Espera-se que a Marinha tome uma decisão sobre o futuro do Tomahawk em 2021, mas os sinais parecem apontar para sua continuação. A Força tem uma longa busca por um míssil de ataque terrestre de última geração, mas uma análise recente de alternativas levou a Marinha a reiniciar a linha do Tomahawk e atualizar seu estoque atual.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments