Marinha do Brasil apreende embarcação venezuelana por pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras
O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu, no dia 18 de março, um barco pesqueiro de bandeira venezuelana, que realizava atividade de pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.
A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do estado do Amapá, em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval e o Centro Integrado de Segurança Marítima.
A embarcação, com 15 tripulantes de nacionalidade venezuelana, transportava mais de quatro toneladas de pescado da espécie pargo, sem licença para este tipo de atividade.
Ao ser avistado, o barco tentou se evadir do local, mas foi interceptado e inspecionado por militares do NPa “Bocaina”, que assumiram o controle da embarcação. Ela foi escoltada até o Porto de Santana (AP) e apresentada à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes.
Esta ação reforça a importância da presença dos navios da Marinha do Brasil na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), em parceria com demais órgãos, contribuindo para garantir a soberania da Amazônia Azul e coibir ilícitos, como a pesca ilegal não declarada e não regulamentada.
FONTE: Marinha do Brasil
Chumbo nos ladrões
Tá maluco? Humanidade zero a sua.
Pôde ser interceptada porque estava muito carregada e não conseguia desenvolver velocidade adequada. Se estivesse mais leve, teria deixado os 15 nós da Bocaina, literalmente, a ver navios.
Charles, como pode ser visto na popa do navio patrulha, ele tem capacidade de lançar lanchas, as quais fazem a interceptação com velocidade muito maior que a dele, levando um grupo de militares armados para fazer a abordagem e a inspeção. E mesmo à distância essa operação tem o apoio do armamento do navio patrulha, cujos projéteis podem ser bastante persuasivos, em tiros de aviso, para que o alvo de interesse reduza a velocidade quando necessário.
Estopim perfeito para uma Guerra Br-Vnz.
Calma!
Já estamos perdendo uma guerra.
Para a COVID..
Idem
Todo Mundo perdeu, no mais, agora teremos 1 milhão de vacinas produzidas no Brasil por dia, fora as que foram compradas, com fé em Deus, logo todos estarão vacinados.
Sinceramente, é isso que espero.
Essa COVID ‘já deu’.
Agora ? Depois de um ano de negação e divulgação de remédio sem eficácia vc acha isso muito ? Só não eaquece das 70 milhões de doses oferecidas que ja era pra gente estar tomando mas o incompetente não quis comprar .
Bom, apesar dos males, somos o 5° país que mais vacinou até agora, na frente de países como Alemanha, Rússia, e a tendência é esse número subir nos próximos dias, só espero que todos sejam vacinados logo.
Ser 5º país que mais vacinou em números absolutos não significa nada. Em vacinação percentual da população somos 60º…
Significa tudo meu amigo… vacinar uma população de 1000 pessoas do Vaticano é muito mais facil que 250 milhões de brasileiros.
MCruel. Os EUA tem um população bem maior que a nossa, e não tem a tradição que temos em programas de vacinação em larga escala, mesmo assim, deixou a gente no chinelo.
Tem que acabar essa cultura de passar pano para politico ruim, o governo federal não queria comprar vacina, comprou por pressão, e não fez nenhum esforço para planejar a aplicação. No final, essa nossa falta de planejamento, vai ter um custo humano e econômico alto, comparado com outros países.
Everton, não estou passando pano em político algum, e, pessoalmente, vejo o governo federal trabalhando muito mal nessa crise. O que contestei ao colega ali em cima foi a afirmação de que “país que mais vacinou em números absolutos não significa nada”. Só isso, discordo frontalmente dessa afirmação por ser uma questão matemática, 1% da população brasileira vacinada é mais que 200 vaticanos, e o fulano me diz que não significa nada!! Daí não, né!
Mas vamos ganhar uma da Venezuela essa é fácil.
Ganhamos cilindros de oxigênio dela.
Estamos agradecidos.
Mas, as coisas continuam piorando.
E muito.
Guerra por causa da apreensão de um navio pesqueiro? Se fosse assim a China já estaria em guerra com vários países que abrem fogo a barcos chineses.
Já que o assunto é pesca, o camarada acima lançou uma isca para alfinetar a Venezuela e ‘acalorar’ o debate.
Apenas isso.
Ganhar da venezuela é fácil.
Comentário inoportuno e lamentável…
e tb infantil …
Quer que o Brasil vá à guerra tendo o Panzuello como general da ativa? Só se for para os suprimentos das nossas tropas acabarem sendo enviados para o inimigo por engano.
Ouviu a declaração dele quando da saída do Ministério? Sobre a pressão da indústria farmacêutica? A oferta de propinas?
Tá bom.
O que está faltando para ele denunciar os criminosos?
Está colocando a culpa da sua total incompetência e inação em fatos do tipo ‘ninguém sabe, ninguém viu’.
Se isso for verdade ele precisa apresentar provas.
Culpar a “big pharma” que os apoiadores do governo já tem como inimigos, assim como a Terra redonda, a ONU, CNBB, etc é fácil. E nem botou um nome, só colocou “indústria farmacêutica”. Aí é moleza.
E se elas realmente tivessem oferecido propina, aqui é Brasil, teria sido aceita.
Está arriscado a não chegar nada.
Vão ficar ‘a ver navios’.
Melhor comentário pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, claro.
Porque a atual economia e sociedade BR está muito bem preparada pra uma guerra com seu país vizinho só por causa de um pesqueiro ilegal…
É cada uma…
Fala isso pro seu presidente que tava insultando o Biden com pólvora
Isso não passou de um incidente normal de pesca ilegal, tanto que não houve nenhum protesto nem acusação por parte da Venezuela e como não temos fronteira marítima com a Venezuela não tem nem a desculpa de terem entrado sem querer na nossa ZEE!
Verdade. Isso na prática é uma ação policial incumbida à MB. Nenhuma guerra partiria disso aí. No máximo pode ter um infiltrado entre os detidos para observar os procedimentos interno brasileiros, inclusive tais informações podem ser tiradas dos pescadores em interrogatórios posteriores lá na Venezuela. Mesmo assim não é nada demais.
Fico imaginando a perseguiçao entre as duas embarcações. Deve ter sido como uma corrida de lesmas, já que nenhuma das duas passa dos 14knots… 😀
Nada que uns remos não ajudem
Imagina o barquinho do Ragnar passando pelos dois com os escudos Viking’s pendurados!!!rs
Essa foi boa! kkkkkkkkkk
Blind, como escrevi lá em cima ao comentarista Charles, a perseguição pode ser bem diferente de uma “corrida de lesmas”.
Como pode ser visto na popa do navio patrulha, ele tem capacidade de lançar lanchas, as quais fazem a interceptação com velocidade muito maior que a dele, levando um grupo de militares armados para fazer a abordagem e a inspeção.
E mesmo à distância essa operação tem o apoio do armamento do navio patrulha, cujos projéteis podem ser bastante persuasivos, em tiros de aviso, para que o alvo de interesse reduza a velocidade quando necessário.
Até na marinha os soldados estão segurando o fuzil pelo carregador? Jesus, essa praga se espalhou pelas 3 forças…
Qual a sua formação militar?
O militar tá segurando onde o lower do fuzil recebe o carregador. Não é no carregador. Aquela postura é comum em qualquer operador especial mundo afora (menos no Brasil?) A empunhadura do guerreiro ali em nada impede um bom tiro nem mesmo traz riscos de pane. Diga-se de passagem é a melhor postura para acochambrar, descansando o braço. Em progressões mais “sérias” ou mesmo reais eu não me adaptei a ela com o T4, prefiro a mão “em C” com braço estendido. Nos tempos do FAL eu me adaptava melhor a pegada da foto.
Isto aí foi muita sorte. Para este aí que pegaram, deve ter no mínimo centenas (isto pra ser conservador) em atividades ilícitas navegando por aí.
Olhem como é feita a patrulha aqui… Olhem a quantidade e obsolescência dos meios utilizados. Isto quando utilizados.Olhem o tamanho do litoral…
Isto no extremo norte de nosso litoral, onde patrulha da FAB dificilmente deve ir… se é que voa por lá…
“ Isto no extremo norte de nosso litoral, onde patrulha da FAB dificilmente deve ir… se é que voa por lá…” Zorann, a Aviação de Patrulha da FAB tem um esquadrão baseado na região, o 3°/7° GAV, Esquadrão Netuno, equipado com P-95BM. Está na Ala 9 (Belém). Há poucos meses comemorou 30 anos de operação a partir daquela base: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36348/ANIVERSÁRIO%20-%20Esquadrão%20Netuno%20completa%2030%20anos%20de%20atuação%20em%20áreas%20mar%C3%ADtimas Quanto à Marinha, de fato eu acho que faltam mais navios-patrulha modernos no 4º DN, em Belém, que se não me engano tem 5 NPa (um costeiro de 100t bem velho, dois de 200t com cerca de 20 anos e… Read more »
Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, o Maduro vai mandar os Sukhoi e Migs pra cima da gente…..rsrsrsrs