Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico alcança a marca de 2.000 mil pousos a bordo
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, alcançou a expressiva marca de 2.000 pousos em seu convoo, durante a comissão “ADEREX-Aeronaval/2021”.
O feito foi alcançado em pouso de aproximação controlada noturna pela aeronave pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros e Emprego Geral (EsqdHU-2).
Após dois anos e nove meses de incorporação à Marinha do Brasil, pode-se destacar diversas conquistas operativas obtidas por meio desses 2.000 mil pousos, dentre elas, o ressurgimento da aviação embarcada em navios aeródromos na Força Naval e a homologação do navio para operações aéreas noturnas com utilização do Óculos de Visão Noturna (OVN).
A interoperabilidade com aeronaves de outras Forças Armadas e o incremento na atividade de controle aéreo de interceptação, também contribuíram para novas capacidades operativas para a Esquadra.
FONTE: Marinha do Brasil
excelente aquisição
Este ta ralando bonito, aquisição magnífica feita pela MB.
belo navio. Só por curiosidade, quais são os helicópteros específicos que a Marinha designou para o navio? Sea Hawk? Super Lynx? Cougar ou Esquilo? Há algum dedicado para ASW, ASuW? As notas técnicas dizem que o Atlântico comporta 18 aeronaves.
A MB usa nele o que bem entender, dependendo da situação. Não tem nada amarrado a ele.
Na MB os helicópteros não são subordinados a navios específicos e sim aos esquadrões e embarcam dependendo da missão. Exemplo: Se o Atlântico operar nucleando uma FT antisubmarina, vai operar com os Seahawk, se for para uma operação anfíbia ou de apoio humanitária, vai ter mais EC 225 (ou sei lá como chamam esse troço… acho ridículo cada força ter seu nome e designação)… e por aí vai…
O lance legal que estão fazendo agora é aproveitar que o equipamento é o mesmo e capacitar os helis da FAB e EB também. Aumenta a flexibilidade e integração.
Na verdade, 18 aeronaves sendo 12 no hangar e 6 no convoo. Agora operação continua e em longa distâncias, só 12 aeronaves pois e a capacidade máxima do hangar.
Só falta um desse aqui.
Verdade amigo. É uma grande lacuna do PHM Atlântico, além da falta de uma defesa antiaérea mais eficaz.
Na minha compreensão seria bem mais valioso ( nos colocaria realmente em outro patamar na região) e prioritário evoluir e incorporar capacidade antinavio no AV-TM300, a defesa antiaérea poderá ser suprida pelas Tamandaré.
O PHM com os H225M tá de bom tamanho.
Falta é isso aqui, que está a 139 anos atrasado:
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Helicóptero de ataque falta é dentro do Exército, que se tivesse, consequentemente poderia operar embarcado nesse navio, como faziam no UK integrando operações entre Marinha e Exército e economizando recursos.
Antes de comprar esse tipo de helicóptero, a marinha trm coisas mais imortante, como a troca dos esquilos por exemplo, que tem mil vezes mais utilidade que um de ataque!
Não sendo esse…
Se é Navio-Aeródromo então cade os aviões??
aeródromo
substantivo masculinoAERONÁUTICA
aeronave
substantivo feminino
Onde tem ‘avião’ nestas definições?
Baseado no teu blábláblá Aureliano, todos os Navios com Convoo são definidos como “NAe”.
Quem denominou o Atlântico de Aeródromo foi a Marinha. Se os demais navios forem designados iguais, então sua afirmação estará certa.
Acontece que aeronave inclui avião também e não apenas helicóptero
Geração Paulo Freire detected.
Aeronave inclui tudo o que voa, isso não significa que tem que ter avião embarcado. Até pipa já qualifica o Atlântico como aerodromo.
Os aviões estão aqui, só falta pagar, você empresta uns trocados?
Nada contra os Linx’s mas acredito que a MB deveria adquirir a plataforma NH-90, o melhor Heli ASW da história e de quebra ajudaria a manter o padrão NATO para nossas atividades no Atlântico Sul. Ninguém tem algo parecido, imaginem quando tivermos todos os subs disponíveis. Outro nível.
Os Lynx modernizados não são dedicados a missão ASW.
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Quem faz ASW na MB hoje, são os S-70B.
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Não faz sentido nenhum deixar de comprar mais Seahawk, para comprar uma aeronave equivalente, como o NH90.
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E o NH90 não é e nunca foi “o melhor Heli ASW da história”, nem dentro das próprias marinhas da Europa… Na Europa, o bichão do ASW é o Merlin.
Poderia então explicar a aquisição recente de 31 NH’s pela Marinha alemã?https://www.defenseworld.net/news/28402/Germany_to_Acquire_31_NH90_Sea_Tiger_Helicopters_from_NHIndustries
Ou de 23 desses helicópteros pela Marinha da Espanha em 2018? E em relação à ASW, em comparação com os NH-90, coitado do Merlin…
a Marinha alemã opera S-70B ?
Opera Lynx. Por isso ele falou dos Lynx.
Cara, tu ao menos sabe de onde vem o “NH” da designação dessa aeronave? . Pq tu acha que Itália, Alemanha, França, Espanha e outros europeus usam essas aeronaves? . “NHIndustries” é uma Joint Venture, entre Leonardo, Airbus e Fokker. Isso foi criado para reunir dentro da Europa, condições e demanda para desenvolver e construir um helicóptero para rivalizar com Seahawk/Black Hawk. Demanda aliada a protecionismo visando gerar empregos na Europa. Simples assim. . Seria muuuito estranho alemães e espanhóis não comprarem NH90. Ou não??? . “E em relação à ASW, em comparação com os NH-90, coitado do Merlin…” .… Read more »
Ahhhh… vc está pedindo para o jogador de super-trunfo pesquisar algo ?
Inadmissível !
Pare de querer fazer oposição nos comentários, Bardini. Vai parecer obsessão. Leia a matéria sugerida no link e tente descobrir o nome do helicóptero que será substituído pelos 31 NH’s (é justamente a plataforma que eu estava mencionando por estar ultrapassada, ou seja, os Linx’s). Ninguém tinha falado dos Merlin. Se você quiser eu te dou uma ajuda com o idioma. Apenas não venha com argumentar baseado em especificações. Quem já trabalhou em uma base da guarda costeira norueguesa ajudando na operação desses helicópteros (não, eu nunca trabalhei ali, mas minha namorada sim), sabe que os NH’s são o faz-tudo… Read more »
NH90 da Noruega, hahahahaha!!!
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Cara. Te cuida com o que essa tua namorada fala, ehm, ahahahahah!!!
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A Noruega selecionou o NH90 em 2001. Queriam 14 aeronaves e ainda não receberam todas elas, duas décadas depois…
E a intenção láaaaa atrás, eram 14 + 10, para esses próximos 10 substituírem os SeaKing e fazer SAR. Advinha o que é que os Noruegueses tiveram de comprar para substituir o Seaking, por conta dos trocentos problemas do NH90?
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Pois é:
https://www.flightglobal.com/helicopters/norway-persists-with-nh90-helicopters-for-coastguard-missions/129560.article
Tá por fora garoto. Eu não vou mandar fotinho pra provar nada pra vc, millenial-contestatório. Vai jogar vídeo game.
Tu ao menos leu o que tu postou?
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Acho que não 😉
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Mas enfim. Se tu quer achar grandes coisa um helicóptero cheio de problemas, selecionado em 2001 e que só vai estar “full” operacional em 2025 (e olhe lá), quem sou eu pra te demover disso aí…
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E no final das contas, a MB vai ficar beeem longe desse joça voadora mesmo, então fica a fotinho de algo que opera:
Meu caro, sem querer entrar no embate de vcs dois, mas todos os operadores do NH90 tem problemas com ele. Procure que vc vai achar. E o AW 101 é muito mais helicóptero que ele, sim.
Fala besteira não. ..
Como diz a matéria, pra um navio que foi incorporado a pouco mais de 2 anos, é muita coisa. Mostra que a MB não tem dó de usar esse navio.
Muito bom. É assim que se faz.
O NAe São Paulo rodou muito nos seus primeiros anos de MB. Até aí, isso não diz nada.
Mas entendo que só de não ter tubulação de vapor para explodir, o Atlântico será muito mais útil do que o São Paulo.
Mas, por ter sido projetado sobre um navio “civil”, isso não tornaria mais fácil a manutenção e de encontrar peças de reposição?
É muito mais fácil levantar isso aí e por pra rodar, do que um NAe São Paulo. É um navio muito mais simples…
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Agora, tu já viu a desgraça completa que é a MB fazendo PMG dos seus navios?
Motor a pistão né, mais fácil se manter
Se um navio desse, feito com base um navio civil pra ser de fácil operação/manutenção, e que mal tem 30 anos, já corre o risco de ficar sem peças de reposição, como a MB se vira com as Niteróis?
A maioria navega com restrições, com equipamentos de enfeite (já que não funcionam mais)….e quando o problema é urgente, depenam alguma que está parada.
Hoje ele é um porta helicópteros, amanhã um porta drones, só não vai ser um porta aviões, afinal os aviões de pouso vertical o Brasil não possuí.
Olá Mk, é algo inusitado mas promissor, quem recentemente declarou que pretende implementar essa solução é a indústria de defesa turca. Depois que a possibilidade de adquirir o F-35b foi descartada cogita-se transformar o LHD Anadolu em “drone carrier”. Um desafio e tanto, ainda mais para quem não tem experiência de aviação embarcada.
Sucesso para eles, poderia abrir uma opção à mais para nós também.
Eu que agradeço por abordar o tema, a intenção era endossar sua afirmação que os drones são o futuro e realmente são, muitas marinhas estão avaliando esse caminho. A nossa pode/deveria já pegar o embalo.
Abs
Acho que tem um erro no título da matéria. Lá está escrito “2.000 mil”, isso significa 2.000.000 (2.000 x 1.000)!!!
Acho que ainda não deu tempo de pousar tanto assim no barquinho.
Não entendi a quantidade. São 2000 mil (dois mil milhares, ou seja, dois milhões) ou 2000 (dois mil)?
Já virou o velocímetro
No título está assim, mas se vc ler o primeiro parágrafo do texto, vai eliminar sua dúvida. Mas, se pensar um pouquinho, vai perceber que o número só pode ser 2 mil. Se fossem 2 milhões, dividido por 2 anos e 9 meses (33 meses), daria um total de 60606 pousos por mês ou 2020 pousos por dia!!! Isso se ele tivesse operado todos os dias durante esses 33 meses! Não pode, né?
O falcão da Avibras teria condições de pousar e levantar vôo deste navio?
Não vou afirmar de maneira categórica que seja impossível, pois nem tenho todo esses conhecimento, mas até agora só a US Navy com seu X-47B conseguiu demonstrar essa façanha. Os turcos também desejam operação UCAVs embarcados.
Dormindo com o inimigo: Vice da Câmara critica Orçamento do Ministério da Defesa e defende que as próprias FFAA lutem para reduzir seus orçamentos: “As próprias Forças Armadas deveriam se levantar contra isso. Após todos os brasileiros estarem protegidos do covid e o país voltar a alguma normalidade econômica, aí sim podemos falar em comprar submarino nuclear ou aviões caças. É só uma questão de prioridades”. R7.
Não foi só ele…
Mas, apesar da reclamação, o orçamento da Defesa foi aprovado como foi apresentado.
Alguem saberia dizer quais os meios defesa antiaérea presente atualmente no atlântico?