Porta-contêineres Ever Given é parcialmente reflutuado no Canal de Suez
A Autoridade do Canal de Suez do Egito (SCA) disse que o navio porta-contêineres Ever Given da operadora Evergreen, que está bloqueando o importante canal por quase uma semana, foi parcialmente reflutuado e foi virado na “direção certa”.
“A posição do navio foi reorientada 80 por cento na direção certa. A popa … moveu-se para 10,6 metros [35 pés] da costa”, em comparação com sua posição a quatro metros [13,1 pés] da costa anteriormente, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez (SCA), Osama Rabie.
A mudança de segunda-feira ocorre uma semana depois que o navio porta-contêiner encalhou com ventos fortes, bloqueando uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.
O chefe de uma empresa de salvamento holandesa ajudando a transferir um navio de contêineres do Canal de Suez alertou que “o desafio ainda está à frente”, apesar de algum sucesso em movê-lo, já que a proa permanece presa.
“A boa notícia é que a popa está livre, mas a nosso ver essa foi a parte mais fácil. O desafio ainda está pela frente, porque você realmente tem que deslizar o navio, com o peso que ele está carregando”, disse o presidente-executivo da Boskalis, Peter Berdowski, a uma rádio pública holandesa.
Assim que o navio de contêiner que bloqueia o Canal de Suez for reflutuado, levará três dias e meio para limpar o congestionamento de centenas de navios, autoridades egípcias.
O encalhe do Ever Given criou interrupções na indústria de transporte marítimo global que podem levar semanas e possivelmente meses para serem eliminadas, disse o grupo de transporte Maersk.
“Mesmo quando o canal é reaberto, os efeitos em cascata sobre a capacidade global e os equipamentos são significativos”, disse a maior empresa de transporte de contêineres do mundo em uma declaração consultiva para clientes publicada.
A Maersk tem três embarcações presas no canal e outras 29 aguardando para entrar, disse ela, acrescentando que até agora redirecionou 15 embarcações para navegar ao sul da África. “Avaliando o acúmulo atual de navios, pode levar seis dias ou mais para a fila completa passar”, disse.
Cerca de 400 navios estão esperando para passar pelo Canal de Suez, disse o chefe da Autoridade do Canal de Suez.
FONTE: Al Jazeera