Expedição encontra o destróier USS Johnston no naufrágio conhecido mais profundo do mundo
Offshore Samar Island, Mar das Filipinas – Uma expedição privada financiada e executada por dois ex-oficiais da Marinha dos EUA relocalizou, inspecionou e filmou com sucesso o USS Johnston, o naufrágio mais profundo conhecido do mundo que se encontra principalmente em profundidades de 21.180 pés (6.456 m).
O financiador da expedição, Victor Vescovo, é um ex-comandante da Marinha dos Estados Unidos (aposentado) que pilotou pessoalmente seu submersível DSV Limiting Factor até o naufrágio durante dois mergulhos separados de oito horas. Estes constituíram os mergulhos em naufrágios mais profundos, tripulados ou não, da história.
O USS Johnston (DD-557) foi um destróier da classe “Fletcher” da Marinha dos EUA que afundou em batalha em 25 de outubro de 1944. O Johnston media 376 pés (115m) de comprimento com uma boca de 11,9 m. O navio foi afundado durante uma intensa batalha contra forças japonesas muito superiores na costa da Ilha de Samar durante a Batalha do Golfo de Leyte, amplamente citada como a maior batalha naval da história.
“Em nenhum engajamento em toda a sua história, a Marinha dos Estados Unidos mostrou mais galhardia, bravura e coragem do que nas duas horas da manhã entre 7h30 e 9h30 ao largo de Samar”, escreveu o contra-almirante Samuel E. Morison em seu History of US Naval Operations in World War II.
Após o comissionamento do navio, o capitão 3⁄4 nativo americano de Oklahoma do destróier, comandante Ernest Evans, disse à sua tripulação que “nunca fugiria de uma luta” e que “qualquer um que não quisesse se colocar em perigo, é melhor sair agora.” Nenhum membro de sua tripulação o fez.
DIVULGAÇÃO: Caladan Oceanic