Marinha dos EUA envia o grupo de ataque do porta-aviões USS Theodore Roosevelt ao Mar da China Meridional
A Marinha dos EUA está enviando o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group para áreas estrategicamente vitais ao largo do Mar da China Meridional.
De acordo com um recente comunicado à imprensa, o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group (TRCSG) entrou no Mar da China Meridional em 4 de abril para realizar operações de rotina.
Esta é a segunda vez que o TRCSG entra no Mar da China Meridional durante sua implantação em 2021 na área de operações da 7ª Frota dos EUA.
“É ótimo estar de volta ao Mar da China Meridional para garantir aos nossos aliados e parceiros que continuamos comprometidos com a liberdade dos mares”, disse o contra-almirante Doug Verissimo, comandante do Carrier Strike Group Nine. “Ao longo da implantação do grupo de ataque, demonstramos nosso compromisso com a ordem baseada em regras na região Indo-Pacífico, operando com nossos amigos da Austrália, Índia, Japão, Malásia e Coreia do Sul. Esperamos continuar a navegar junto com todos aqueles que abraçam nossa visão coletiva de segurança e estabilidade em uma das regiões mais importantes do mundo.”
Enquanto estiver no Mar da China Meridional, o grupo de ataque conduzirá operações de voo de asa fixa e rotativa, exercícios de ataque marítimo, operações antissubmarino, treinamento tático coordenado e muito mais.
“Eu não poderia estar mais orgulhoso do trabalho árduo e profissionalismo que esta tripulação demonstrou todos os dias durante esta implantação”, disse o capitão Eric Anduze, oficial comandante do USS Theodore Roosevelt. “A tenacidade de nossos marinheiros e destreza na guerra são incomparáveis e são um testemunho da determinação de nossa Marinha de manter os mares livres e prósperos.”
O TRCSG consiste no USS Theodore Roosevelt (CVN 71), Carrier Air Wing (CVW) 11, o cruzador de mísseis guiados USS Bunker Hill (CG 52) classe Ticonderoga e o destróier de mísseis guiados USS Russell (DDG 59) classe Arleigh Burke, do Destroyer Squadron 23.
A operabilidade do TRCSG na região apoia diretamente o plano de navegação do Chefe de Operações Navais para conhecer todas os domínios de operações da frota e se exercitar com marinhas que pensam da mesma forma para aumentar nossa força coletiva.
A 7ª Frota (7th Fleet) é a maior frota avançada da Marinha dos EUA e emprega de 50 a 70 navios e submarinos nos oceanos Pacífico Ocidental e Índico. A 7ª Frota opera e interage rotineiramente com 35 nações marítimas enquanto realiza missões para preservar e proteger uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
A ala aérea embarcada do Theodore Roosevelt consiste nos “Tomcatters” do Strike Fighter Squadrons (VFA) 31, “Golden Warriors” do VFA-87, “Blue Diamonds” do VFA-146, “Black Knights” do VFA-154, “Liberty Bells “Do Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado (VAW) 115,”The Gray Wolves” do Esquadrão de Ataque Eletrônico (VAQ) 142,”Wolf Pack”do Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 75,”Eightballers” do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 8 e “Providers” do Esquadrão de Apoio Logístico de Frota (VRC) 30 Destacamento 3.
O Theodore Roosevelt partiu de San Diego para uma implantação programada no Indo-Pacífico em 23 de dezembro.