11 de abril de 2021 – A tensão militar entre a China e os Estados Unidos se intensificou e é raro que os porta-aviões dos dois países operem no Mar da China Meridional ao mesmo tempo. A última foto divulgada pelos militares dos EUA mostrou que um destróier Aegis estava monitorando o porta-aviões Liaoning da Marinha Chinesa (PLA Navy), e os dois navios navegavam lado a lado.

De acordo com foto divulgada pelo “Defense Visual Information Distribution Service” (DVIDS) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos na última quinta-feira (8), o destróier de mísseis guiados USS Mustin (DDG 89) acompanhou o porta-aviões chinês no Pacífico Ocidental do Mar das Filipinas, no dia 4 de abril.

Os dois navios navegavam lado a lado à distância, e oficiais americanos observavam o navio chinês. Embora os militares dos EUA tenham descrito o porta-aviões como um “contato de superfície” na descrição da foto, o navio com indicativo visual “16” é o Liaoning, que cruzou o Estreito de Miyako no Pacífico Ocidental no dia anterior.

No dia 3 deste mês, o porta-aviões chinês Liaoning foi para o Pacífico Ocidental com 5 navios de guerra. Os outros navios eram o destróier Type 055 Nanchang, o destróier Type 052D Chengdu e Taiyuan, a fragata Type 054A Huanggang e o navio de apoio de combate Type 901, o Hulunhu.

Segundo imagens de satélite obtidas no último sábado (10), os navios Liaoning, Huanggang, Hulunhu e um destróier Type 052D navegaram para o Mar da China Meridional, enquanto o outro destróier Type 052D e o Nanchang navegaram para o norte em direção ao Estreito de Taiwan.

Quanto aos movimentos dos militares dos EUA no Mar da China Meridional, depois que o USS Makin Island (LHD 8) navegou no Mar da China Meridional na quinta-feira passada, juntou forças com o grupo de ataque do porta-aviões USS Theodore Roosevelt no dia seguinte e formou uma força de ataque expedicionária.

Imagens de satélite feitas no sábado passado também mostraram que um destróier Aegis da Marinha dos EUA estava acompanhando a formação do Liaoning no Mar do Sul da China.

Depois de realizar exercícios e manobras militares simultâneas em torno de Taiwan, o porta-aviões da China Liaoning e seus escoltas são observados entrando no Mar da China Meridional no sábado, 10 de abril de 2021

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments