Porta-aviões chinês Liaoning e destróier da Marinha dos EUA navegam lado a lado no Mar da China Meridional
11 de abril de 2021 – A tensão militar entre a China e os Estados Unidos se intensificou e é raro que os porta-aviões dos dois países operem no Mar da China Meridional ao mesmo tempo. A última foto divulgada pelos militares dos EUA mostrou que um destróier Aegis estava monitorando o porta-aviões Liaoning da Marinha Chinesa (PLA Navy), e os dois navios navegavam lado a lado.
De acordo com foto divulgada pelo “Defense Visual Information Distribution Service” (DVIDS) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos na última quinta-feira (8), o destróier de mísseis guiados USS Mustin (DDG 89) acompanhou o porta-aviões chinês no Pacífico Ocidental do Mar das Filipinas, no dia 4 de abril.
Os dois navios navegavam lado a lado à distância, e oficiais americanos observavam o navio chinês. Embora os militares dos EUA tenham descrito o porta-aviões como um “contato de superfície” na descrição da foto, o navio com indicativo visual “16” é o Liaoning, que cruzou o Estreito de Miyako no Pacífico Ocidental no dia anterior.
No dia 3 deste mês, o porta-aviões chinês Liaoning foi para o Pacífico Ocidental com 5 navios de guerra. Os outros navios eram o destróier Type 055 Nanchang, o destróier Type 052D Chengdu e Taiyuan, a fragata Type 054A Huanggang e o navio de apoio de combate Type 901, o Hulunhu.
Segundo imagens de satélite obtidas no último sábado (10), os navios Liaoning, Huanggang, Hulunhu e um destróier Type 052D navegaram para o Mar da China Meridional, enquanto o outro destróier Type 052D e o Nanchang navegaram para o norte em direção ao Estreito de Taiwan.
Quanto aos movimentos dos militares dos EUA no Mar da China Meridional, depois que o USS Makin Island (LHD 8) navegou no Mar da China Meridional na quinta-feira passada, juntou forças com o grupo de ataque do porta-aviões USS Theodore Roosevelt no dia seguinte e formou uma força de ataque expedicionária.
Imagens de satélite feitas no sábado passado também mostraram que um destróier Aegis da Marinha dos EUA estava acompanhando a formação do Liaoning no Mar do Sul da China.