Contrato concedido para os helicópteros MH-60R Seahawk da Marinha da Coreia do Sul
Em 12 de abril de 2021, a Lockheed Martin Corp. recebeu um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) de US$ 447 milhões para a produção e entrega de doze helicópteros MH-60R Seahawk para a Marinha da República da Coreia (RoKN).
Espera-se que todo o trabalho seja concluído em dezembro de 2024. Em dezembro de 2020, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul informou que o Seahawk havia sido escolhido. O helicóptero feito nos EUA foi preferido em relação ao Leonardo AW159 Wildcat.
A venda do MH-60R Seahawk melhorará a capacidade da Coreia do Sul de enfrentar as ameaças atuais e futuras com capacidades de guerra anti-superfície (ASuW) e aumentará a interoperabilidade com as forças navais dos EUA.
Em fevereiro de 2020, o então presidente dos EUA Donald Trump instou o governo sul-coreano a dar preferência aos helicópteros feitos nos Estados Unidos em relação aos do Reino Unido.
“O helicóptero feito nos EUA foi preferido em relação ao Leonardo AW159 Wildcat.”
Foi preferido por livre e espontânea pressão americana, mas se a CS aceita a ajuda financeira americana, tem mais é que aceitar o Seahawk, que por mais que seja um excelente helicóptero, não é um Lynx, o que, de fato, seria a escolha coreana.
Depois vem um pessoal e fala que X aeronave é melhor que Y apenas por ter vendido mais, mas não colocam na balança esse tipo de pressão.
Quanto á pressão dos EUA, eu não tenho dúvida. O Seahawk não é um Wildcat…..assim como o Wildcat não é um Seahawk. O wildcat conta com sonar?
Flanker, assim como um Tiger não é um Apache, você entendeu o que eu quis dizer, o lynx sempre foi um helicóptero naval melhor que o derivado do Blackhawk, e sim, o wildcat conta com sonar.
O Lynx ou o Wildcat são umas excelentes máquinas….mas, o Seahawk tem maior capacidade de carga e, pelo próprio tamanho, tem maior estabilidade em voo pairado com tempo ruim. E são aeronaves de categorias/tamanhos diferentes.
Flanker, o Seahawk também é uma excelente aeronave…mas, foi superado pelo Wildcat de acordo com os testes coreanos.
https://www.naval.com.br/blog/2021/02/04/coreia-do-sul-desiste-do-segundo-lote-de-aw159-devido-a-pressao-dos-eua/
No mais, é como eu já expliquei antes, ele fica entre o excelente/pesadão Merlin e o versátil Lynx/Wildcat, nem tão bom contra submarinos como o Merlin, nem tão bom contra alvos de superfície como o Wildcat.
Ele ter sido superado pelo Wildcat na Coréia do Sul, quer dizer exatamente isso….que o Wildcat atendia melhor o que os COREANOS queriam para uma função específica dentro da marinha coreana. Mas, é isso……cada um com sua opinião.
Flanker, ué, mas a matéria está falando justamente da Coreia do Sul, e para os coreanos, o Wildcat foi superior ao Seahawk, e isso é um fato, eu fico com a opinião dos coreanos, mas claro, cada um tem a sua.
Sim…mas, foi exatamente o que eu disse. Para os coreanos, o AW159 foi o melhor. Em outras competições que vierem a acontecer entre ambas, pode ser que o Seahawk seja escolhido como o melhor. Enfim, toca em frente.
Flanker, aqui uma imagem do sonar, Flash da Thales.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8v1rYGcRHjXKe5xzCzMOFRUe-J2crncytrw&usqp=CAU
No meu modo de ver, são plataformas diferentes. O “Seahawk” pesa totalmente carregado umas10 toneladas enquanto o “Wildcat” umas 6 toneladas.
.
O “Seahawk” é mais capaz que o “Wildcat” na guerra anti submarina e seu equivalente na função é o “Merlin” enquanto o “Wildcat” é mais capaz contra alvos na superfície.
Dalton, eu colocaria o Seahawk entre o Merlin e o Wildcat, sendo o Wildcat o mais versátil entre eles, mais leve, pode “caber” em mais navios e é mais rápido e manobrável, o Merlin é o peso pesado, o mais capaz contra submarinos, mas é pesadão e só “cabe” em navios grandes, o Seahawk fica entre eles.
Eu já penso Maurício que um não exclui o outro. Ser versátil não significa que ele seja o ideal por exemplo para guerra A/S, então, pode ser que isso tenha pesado na decisão sul coreana.
Dalton, se você pode escolher ambos os modelos e tem dinheiro para manter ambos, tudo bem, um complementa o outro, mas no caso específico da Coreia do Sul, acho que o que pesou mais, que foi um fator determinante, foi a pressão americana, inclusive, tem matéria sobre aqui no naval.
O que li, Mauricio é que os EUA ofereceram uma proposta irrecusável através do “FMS” algo que outros competidores não puderam oferecer,
então, mais do que “pressão”, “business” e no fim das contas a marinha sul coreana terá dois ótimos modelos de helicópteros e acredito recursos para operar ambos.
Dalton, pode ser, até porque, pressão e business estão sempre ligadas uma na outra, ainda mais nesse meio, quem pode mais, chora menos.
Poderia ter sido aquele pais com a maior Marinha de Terra do mundo.
Será que a MB opera ainda alguns
Seahawks ? Aquelas 6 aeronaves na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia… Eu sei não, sabes informar ?
E os super cougars onde estão?
O 6 SH-16 foram entregues há tempos e toda vez que o Atlântico e/ou o Bahia vão para o mar, levam algumas unidades desse helicóptero. Quanto ao UH-15 e -15A, pelo que sei, foram entregues até agora ao redor de 10/11 unidades à MB, faltando os AH-15B.
Estão operativos, vi um em voo em janeiro.
Esses furos do lado, são para as sonoboias?
Sim, são para sonoboias.
Como curiosidade, os 2 helicópteros da foto, pertencem ao esquadrão HSM 77 que faz parte da Ala Aérea 5, baseada no Japão e as unidades do esquadrão são distribuídas entre o USS Ronald Reagan e demais navios que o acompanhem em missão.