França corta dois submarinos de propulsão nuclear pela metade para fazer um novo
(CNN) – Um submarino nuclear francês severamente danificado pelo fogo no ano passado foi salvo do ferro-velho – sendo cortado em dois e tendo a metade recuperável soldada em parte de outro submarino desativado.
Um intenso incêndio acidental de 14 horas de duração no submarino de ataque Perle, enquanto ele estava em doca seca para reparos, em junho passado, deixou a seção dianteira do submarino inutilizável, de acordo com o Ministério da Defesa francês. Ele sofreu danos estruturais aos componentes de aço que não puderam ser reparados.
Mas a metade traseira do submarino de 73 metros de comprimento, que tem um deslocamento de 2.600 toneladas, não foi danificada durante o incêndio em um estaleiro em Toulon, no sul da França.
Felizmente para a Marinha Francesa, um dos irmãos do Perle, o Saphir, que foi retirado do serviço em 2019, aguardava o desmantelamento em um estaleiro no porto de Cherbourg, no noroeste.
A seção dianteira do Saphir estava estruturalmente sólida, e os oficiais franceses determinaram que poderia ser acoplada à seção da popa do Perle para fazer um submarino de ataque utilizável.
O Perle danificado foi transferido de Toulon para Cherbourg em um navio semissubmersível em dezembro.
Os trabalhadores cortaram o Perle pela metade em fevereiro e fizeram o mesmo com o Saphir em março, de acordo com um comunicado à imprensa do estaleiro francês Naval Group.
No início deste mês, a metade traseira do Perle e a metade dianteira do Saphir foram colocadas em “walkers” no estaleiro de Cherbourg para que pudessem ser cuidadosamente alinhadas e depois soldadas, disse o comunicado do Naval Group.
A porta-voz do Naval Group, Klara Nadaradjane, disse que as obras de junção seriam concluídas nos próximos meses.
O submarino resultante, que ainda será chamado de Perle, será cerca de quatro pés e meio (1,4 metros) mais longo do que qualquer um de seus predecessores para acomodar uma “área de junção” enquanto as milhas de cabos e tubos que percorrem o submarino serão emendadas, disse o comunicado.
A área de junção também fornecerá espaço para novos alojamentos, adicionando um pouco de espaço para a tripulação de 70 submarinistas.
Modelagem digital
Todo esse trabalho será ensaiado usando um modelo digital tridimensional antes de ser tentado a bordo do submarino, disse o Naval Group.
A tarefa envolve 100.000 horas de estudos de engenharia e 250.000 horas de trabalho industrial para 300 pessoas, informou.
Nadaradjane disse que os regulamentos do setor não permitiam que a empresa fornecesse um custo para a operação.
O Perle, comissionado em 1993, era o mais novo dos seis submarinos nucleares da classe Rubis da frota francesa. O Saphir, o segundo barco da classe, foi comissionado em 1984, servindo 35 anos antes de seu descomissionamento.
Os submarinos da classe Rubis devem ser substituídos nos próximos anos pelos novos submarinos nucleares Barracuda, o primeiro dos quais, o Suffren, foi entregue à Marinha Francesa em novembro. Mas não se espera que o sexto submarino Barracuda se junte à frota até 2030, então o Perle meio a meio será necessário para manter o número de submarinos de ataque francês nos seis exigidos, de acordo com o Naval Group.
Franck Ferrer, diretor de programas da Divisão de Serviços do Naval Group, disse em janeiro que o novo Perle deverá ser transferido de volta para Toulon no final deste ano para mais trabalho técnico e atualizações em seus sistemas de combate antes de entrar na frota francesa no início de 2023.
“Realizar este tipo de projeto nessas circunstâncias, ou seja, o trabalho de reparo que envolve a junção das extremidades da proa e da popa de dois navios irmãos, é obviamente uma primeira vez na história moderna do Naval Group”, disse Ferrer.
Construção submarina moderna
Mas a operação de junção não é o primeira desse tipo.
“A Marinha dos Estados Unidos fez algo semelhante ao substituir a proa do USS San Francisco danificado, que encalhou em um monte submarino perto de Guam em 2005, pela proa do USS Honolulu, que deveria ser aposentada”, disse Thomas Shugart, comandante reformado de um submarino de ataque da Marinha dos EUA.
E esse tipo de reparo começou do zero, disse ele.
“Com certeza daria muito trabalho, mas provavelmente muito menos do que construir um submarino totalmente novo”, disse Shugart, agora membro do Center for a New American Security.
Shugart disse que a atual construção de submarinos faz essencialmente o que os franceses estão fazendo agora no estaleiro de Cherbourg.
“Todos os submarinos americanos de construção nova são agora construídos usando construção modular, que consiste essencialmente em juntar peças do submarino, embora claramente de uma forma mais planejada do que no caso deste submarino francês reparado”, disse ele.
O renascimento do Perle é certamente um resultado melhor do que o experimentado por outro submarino danificado pelo fogo, o USS Miami.
Incendiado por um trabalhador descontente do estaleiro enquanto passava por reparos em Portsmouth, Maine, em 2012, o Miami teria custado muito para retornar ao serviço e foi descartado.
FONTE: CNN