Em 22 de abril de 2021, o Estaleiro Espanhol Navantia lançará o novo submarino Isaac Peral S-81 em Cartagena, Espanha. O S-81 é o primeiro submarino da classe S-80 projetado e construído para a Marinha Espanhola pela Navantia.

A cerimônia oficial será transmitida ao vivo pelo YouTube no dia 22 de abril de 2021, às 13h15. A cerimónia contará com a presença de Sua Majestade o Rei Felipe VI, acompanhados por Sua Majestade a Rainha, Sua Alteza Real a Princesa das Astúrias e Sua Alteza Real Infanta Sofia.

Com o programa S-80, a Espanha passa a ser um dos poucos países que podem projetar e construir submarinos, uma tarefa extremamente complexa porque essas embarcações devem operar de forma autônoma em um ambiente hostil. Portanto, requerem competências altamente especializadas em diferentes áreas do conhecimento e uma capacidade industrial e tecnológica altamente qualificada.

O S-80, também chamado de classe “Isaac Peral”, é um submarino de fabricação espanhola em produção pela empresa espanhola Navantia em seu estaleiro em Cartagena para a Marinha Espanhola. As próximas fases serão testes de porto e testes de mar, que incluem navegar até a profundidade máxima de operação. A primeira viagem está prevista para o início de 2022 e será entregue à Marinha no início de 2023.

Os submarinos terão comprimento total de 80,8 m, diâmetro de 7,3 m e deslocamento submerso de cerca de 3.000 toneladas. Incluem o sistema integrado de combate e sistema de controle de plataforma desenvolvido pela Navantia Sistemas. Eles terão o BEST-AIP, um sistema de propulsão independente da atmosfera, que fornece energia elétrica ao navio em qualquer profundidade para que ele possa permanecer submerso por mais tempo.

O S-80 melhorou consideravelmente suas capacidades stealth, o principal atributo de um submarino. O S-80 se destaca como o submarino convencional mais avançado do mundo e tem chamado a atenção de várias marinhas e aberto oportunidades em um mercado internacional de alta tecnologia.

O S-80 é movido por propulsão independente do ar (AIP), permitindo que um submarino não nuclear opere sem acesso ao oxigênio atmosférico (subindo à superfície ou usando um snorkel). O sistema de propulsão inclui três motores diesel com potência nominal de 1.200 kW cada, um motor elétrico principal de 3.500 kW e um reator de propulsão independente do ar (AIP) de 300 kW. O submarino será capaz de atingir uma velocidade de superfície de 12 nós (22 km/h) e 19 nós (35 km/h) submerso. O S-80 tem uma tripulação de 32 militares.

O S-80 está armado com 6 tubos de torpedo de 533 mm para 18 armas, incluindo minas, torpedos DM2 A4, torpedos MK48, mísseis antinavio Harpoon e mísseis de cruzeiro de longo alcance Tomahawk.

FONTE/FOTOS: Navantia

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments