JAKARTA – A equipe de busca busca pelo submarino KRI Nanggala (402) da Indonésia  encontrou um vazamento de óleo na área que se acredita ser o local do naufrágio. O óleo é fortemente suspeito de ter vindo do submarino, segundo o jornal local Kompas.

O Serviço de Informação da Marinha da Indonésia informou, por meio do almirante Julius Widjojono, que o KRI Nanggala perdeu o contato e não pode ser contactado por volta das 3h da manhã. Naquele momento, o submarino havia obtido autorização de mergulho mais profundo para realizar exercícios de disparo de torpedo no Mar de Bali, a cerca de 95 km (51 milhas náuticas) ao norte de Bali, uma área onde a água tem cerca de 700 metros (2.300 pés) de profundidade.

Em seguida, uma busca foi realizada com o envio de elementos da força-tarefa, a saber as fragatas SIGMA 10514 KRI Raden Eddy Martadinata, KRI I Gusti Ngurah Rai e a corveta SIGMA 9113 KRI Diponegoro usando sonar ativo em torno do local de mergulho do submarino. No entanto, a busca não detectou a presença do submarino.

Fragata SIGMA KRI Raden Eddy Martadinata

Às 7h da manhã, uma busca aérea de helicóptero foi realizada e um derramamento de óleo foi encontrado em torno da posição de mergulho do submarino.

Por volta das 14h00, partiu de Jacarta o KRI Rigel, que é um navio de levantamento hidrográfico, e também o caça-minas KRI Rengat. Além disso, foi enviado um pedido de socorro à Ismerlo (International Submarine Escape and Rescue Leaison Office), ao qual a Marinha de Singapura e a Marinha Australiana responderam.

Foi relatado que o navio de resgate e apoio a submarinos da Marinha da República de Singapura (SSRV) MV Swift Rescue foi enviado ao Mar de Bali.

A partir de uma análise provisória, segundo o almirante Julius, é possível que, quando o submarino estava mergulhando, tenha ocorrido um blecaute de modo que o navio ficou fora de controle e não pôde realizar procedimentos de emergência. Como resultado, o submarino desceu a uma profundidade de cerca de 600-700 metros.

Além disso, a partir da constatação de um derramamento de óleo ao redor da área de naufrágio, a possibilidade de dano ao tanque de óleo combustível devido à pressão da água do mar.

O submarino KRI Nanggala (402) da classe Type 209/1300 começou a ser construído na Alemanha em 1978 e entrou em serviço na Marinha da Indonésia em 1981.

O submarino desapareceu com 53 militares a bordo.

O MV Swift Rescue da Marinha de Singapura deixou a sua base e deve chegar ao local do sinistro do submarino em cerca de 67 horas

NOTA DO EDITOR: Na tela abaixo capturada de um cenário que criamos no simulador Command Modern Operations, o KRI Nanggala (402) em uma área onde a profundidade é de 2.350 pés (716 metros), na distância aproximada de Bali indicada pela Marinha da Indonésia. A profundidade máxima de operação do Type 209/1300 é de 787 pés ou 240 metros.

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