Submarino indonésio KRI Nanggala desaparece ao norte de Bali
A Indonésia lançou esforços de busca por um submarino da Marinha que desapareceu com 53 pessoas a bordo, disseram as autoridades
O submarino estava conduzindo um exercício nas águas ao norte da ilha de Bali, mas não relatou os resultados.
O chefe militar da Indonésia disse que navios de guerra foram despachados para encontrar o submarino KRI Nanggala (402).
Autoridades pediram à Austrália e Singapura para ajudar na busca. Os países não comentaram publicamente.
Acredita-se que o submarino de fabricação alemã tenha desaparecido nas águas a cerca de 60 milhas (96 km) da costa de Bali na manhã de quarta-feira.
“A marinha está procurando por ele. Conhecemos a área, mas é bastante profunda”, disse o primeiro almirante Julius Widjojono à agência de notícias AFP.
Alguns informes dizem que o contato foi perdido depois que o submarino recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas.
O navio é um dos cinco submarinos operados pela Indonésia.
Foi feito no final da década de 1970 e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012, de acordo com a agência de notícias Reuters.
FONTE: BBC
Olá Colegas. Torcer para que consigam resgatar a tripulação.
informações da bbc reuters é que tinha 53 tripulantes,Indonésia informa capacidade de tripulação de 34.
What???? 53 tripulantes a bordo sendo que com capacidade para 34??? Pior que nossos busão as 07 da manhã???? Tem alguma coisa ai que não está batendo
?
Exatamente amigo, IKL209-1300 comissionado em 1981!!!
E você e mais outros melhor que eu para trazer essa discussão a baila, por esse motivo expus os dados.
Nilo, uma possibilidade que me ocorre como leigo completo que nunca botou o pé em um submarino nem para visitar é usar a viagem para treinar mais do que a tripulação somente deste submarino. Se for uma missão de treinamento de procedimento somente, poderia ser uma missão curta, então as condições de habitabilidade para os “tripulantes” adicionais não seriam um ponto crítico. Semelhante ao que se faz com aviões de transporte com duas ou três tripulações revezando em uma mesma missão de treinamento
Ola Mk48. Acho que a gente sente um misto de esperança e pessimismo realista. Acho que precisamos manter algum otimismo até por uma questão mais humana.
Isso é um duro golpe na Industria de Submarinos da Coréia do Sul (que fez o ultimo grande reparo do navio), os dois novos construídos por esse pais para a Indonésia estão sendo muito criticados pelo NRI (Nível de Ruído Irradiado), o que tem feito esse país buscar a compra novamente via a Thyssen ou a Naval Group.
Vamos aguardar mais notícias, mas aparentemente operava normalmente.
Navio de 1.395 toneladas foi construído em 1978, 43 anos.
Na verdade, ele foi construído em 1981. E se estiver com a estrutura boa e manutenção em dia, não tem problema a idade. Tem muito navio e submarino com essa idade operando nos principais países.
Um exemplo de um pais médio, para não citar os maiores, a França que ainda opera os submarinos nucleares da classe Rubi que são da mesma época.
MK48 – CRISTIANO
?
Prezado MK 48, toda a manutenção dos submarinos da Indonésia é feita na Coréia do Sul a anos, desde que eles contrataram a compra dos novos naquele país, um submarino 209 normalmente troca as suas baterias a cada 06 anos, ou seja, provavelmente ele já tinha trocado e feito outro PMG na Coréia, creio eu.
De qq forma temos de esperar e foi apenas um comentário meu.
Não vejo porquê. Tem 9 anos desse reparo/revisão/modernização. Já foi usado ate o osso.
Não há informações suficientes para culpar Daewoo. A falha pode ser do TKMS. Lembre-se de que o ARA San Juan também foi construído pela TKMS e não tinha nada a ver com Daewoo. Tanto Portugal como a Grécia descobriram que os submarinos TKMS apresentam falhas graves. https://www.defenseindustrydaily.com/greece-in-default-on-u-214-submarine-order-05801/ “Once the Papanikolis’ sea trials began in 2006, however, the Hellenic Navy found a host of issues with the new submarine. Poor performance from the AIP system that supplements its diesel engines for long underwater operations, problems with the ISUS combat system, poor surface seakeeping in high seas, and hydraulic system issues were… Read more »
Torçamos para que não tenha o mesmo desfecho do San Juan, realmente ser submarinista é arriscado.
Ser Submarinista realmente é para poucos viu!!! Que esse incidente tenha um bom final, com o resgate da tripulação!!!
vai ser difícil ter resgate, para começar precisam achar primeiro e depois ele desapareceu em águas mais profundas
Sim amigo…. concordo…. mas a esperança deve sempre ser mantida né…. sei que é dificil….sem saber ainda direito o que aconteceu, se teve alguma explosão, incêndio a bordo, ou por ter excedido a profundidade máxima…enfim é muito difícil sim, e na maioria das vezes o resultado não é animador… mas devemos ter fé e acreditar que tudo terminará bem pensando nesses submarinistas e respectivos familiares
Marinha da Indónesia chegou a operar uma frota de 12 submarinos, agora vai ficar com quatro.
Marinha acredita que o navio afundou em uma depressão a 700 metros de profundidade, 2.300 pés.
Eles estão em processo de modernização/reposição de meios !!! Estiveram a um tempo atrás sondando nossos IKLs e tb os novos da classe Riachuelo…
Marinha da Indonésia planeja operar pelo menos oito até 2024.
Tem enfrentado desafios crescentes às suas reivindicações marítimas nos últimos anos, incluindo vários incidentes envolvendo embarcações chinesas perto das ilhas Natuna.
Estão nas proximidades do mar da China… nada fácil estar nessa região… mas uma coisa para agradecer toda a noite, do Brasil estar aqui na america do Sul..
grande possibilidade
O Riachuelo tá bem amarrado?
amarrado, benzido, em nome de Deus. E vai fazer bonito rsrsrsrsr
E quem esqueceu a válvula aberta, também está amarrado???
É isso mesmo, para mim negligência ou imprudência ou imperícia ou incompetência
Lembrando que se o conselho de classe dois erros destes cassa a cateira e não pode exercer a função..na área militar deve ser assim também..
Caça .. desculpe! Incompetência.. lkk
No sentido que vc escreveu é cassa, mesmo , com ss. Vem de Cassação……mandato cassado, carteira cassada, etc……caça, com ç, é do verbo caçar, da caça à animais, de aviação de caça, etc….
Obrigado!
A culpa é sempre do mordomo…nesse caso do marinheiro que deixou a válvula aberta.
Já soldaram?
Olá amigo, tudo bem? O assunto não foi até agora totalmente esclarecido, mas o que se tem de informação oficial da própria marinha é que trabalham com a possibilidade de erro na chamada “manobra de válvula” (conhecida também pelos militares como “manobra de água”), o que teria provocado o alagamento e a inclinação indevida do submarino…. e nesse caso, er…a culpa seria do mordomo mesmo!!!
E se o conselho suspeitar que foi intencional, entrará com uma ação criminal contra o mordomo na justiça.
Na área militar deve assim também ser . ( desconheço)
700 metros de profundidade… Rogo a Deus por um milagre, mas é difícil acreditar que esse equipamento possa suportar tamanha pressão
É o primeiro 209 que se perde?
O submarino havia pedido permissão para mergulhar às 3h, horário da Indonésia Ocidental.
Quatro horas depois, um derramamento de óleo foi encontrado perto de uma posição de mergulho às 7h, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Indonésia.
Se não me engano, o mesmo processo que ocorreu com o ARA San Juan, informou que iria mergulhar e perdeu contato… só que naquele caso havia informado anteriormente problemas com as baterias que teria sido solucionado….
muito bem observado amigo… deve mesmo ter se referido a profundidade em “pés”… aliás existe algum submarino de combate que resista a 700 metros de profundidade??? Pelo que já li a respeito até 350 metros ou 400 no máximo… ou estou enganado?
Verdade amigo….mas se compararmos com nossos modernos Riachuelo, que tem profundidade máxima especulada entre 300 a 350 metros…. um submarino comissionado em 1981, comparando as tecnologias das épocas… dá para se ter uma idéia né…provavelmente abaixo dos 300 metros…mesmo se considerando a margem de sigilo da informação a variação não deve ser tão significativa…ou até com nosso tupy que é um ikl 209 tb com 250 metros de máxima….
nesse caso amigo, infelizmente, é se preparar par ao pior…infelizmente…
que alguém tenha conseguido sair do sub nessa profundidade…. teria como aguentar essa pressão absurda? e a subida súbita para a superfície?? é complicado
Existe, no caso, seriam os da classe Soryu.
Especulações em fóruns internacionais dizem que este submarino usa aço NS110 (110kgf/mm2, em lbs equivalem a 156,414 lbf/in2 – HY-156). A suspeita é reforçado pq desenvolveram tbm um torpedo(type 89), cuja especificação permite que seja lançado a 900 metros de profundidade.
Já vi esta notícia em uma dessas listas amadoras de submarinos no YouTube. Em inglês. A informação era 900 metros de profundidade, para a Classe Soryu. O “Diplomat”, citando a Janes, informou que o Soryu desce à 650 metros. Segue o link:
https://thediplomat.com/2019/03/japan-commissions-10th-soryu-class-diesel-electric-attack-submarine/
Abraços
Mk48, boa tarde.
Eis a fonte:
[1]
https://weaponews.com/weapons/65355810-the-greatest-depth-of-immersion-of-submarines-of-the-russian-navy-us-n.html
[2]
https://c-curve1870.blogspot.com/2016/04/ns110.html
O problema é … a quantidade de HPA que vai gastar para disparar esse torpedo por conta da profundidade é enorme ! E causar um transiente gigante por conta disso.
A maioria dos torpedos alcança no máximo 600 metros de profundidade( o torpedo F21 está nesta faixa), ou seja, se vc tem um submarino que opera mais fundo, teoricamente estará salvo desse tipo de torpedo.
Submarinos da classe IKL-209 usam aço HY-80, ou seja, crush depth de 550MPa/1.800 pés (550 m).
Dizem que os submarinos japoneses da classe Soryu usam aço NS110 (110kgf/mm2, em lbs equivalem a 156,414 lbf/in2 – HY-156, ou seja, ultrapassam 690 metros de profundidade tranquilamente).
Nota: Aço HY-100 suportam crush depth de 690MPa/2.250 feet (690 m).
Fonte:
[1] https://www.naval.com.br/blog/2017/08/11/os-100-anos-da-forca-de-submarinos-e-o-prosub-parte-5/
[2] https://military.wikia.org/wiki/HY-80
[3]
https://forums.bharat-rakshak.com/viewtopic.php?t=7652&start=1760
Alguem sabe a profundidade média da região onde houve o último contato?
Olá Rafael. Pelo que li deve ser uns 700 metros de profundidade.
O algumas publicações informam que o casco de um IKL 209 suporta uma profundidade máxima estimada de 300m. Se essa info proceder, temo que não haja sobreviventes.
Tenho entendido que esse é o limite de operação. Mas deveria aguantar mais um pouco.
Olá Glasquis. Concordo com você. A profundidade de operação é bem inferior á resistência do casco. No acidente de Fukushima, o reator 01 suportou uma pressão muito maior que aquela estimada no projeto como pressão máxima. Minha esperança e torcida estão baseadas nesse fato. Continuarei torcendo pela tripulação.
Olá Rafael, eu temo que você tenha razão. Infelizmente, é improvável que o submarino suporte 700 metros.
Eu no momento não gostaria de colocar detalhes desfavorável na classe desses submarinos, até porquê são muitos países ainda que os tem em suas marinhas. Mas o que eu gostaria de dizer, são as profundezas do oceano onde estão ocorrendo estes acidentes, além dos 900 metros de profundidade. Ali nas águas da Indonésia, é mais profundo onde ocorreu o acidente do submarino Argentino. Mesmo em águas rasas o submarino é vulnerável, O kusrk, submarino russo, afundou em águas rasas, me parece que nem chegava a cem metros de profundidade, colocado em pé, onde ele afundou sobrava uma ponta do submarino… Read more »
E lamentável que uma tripulação treinada encontre a morte devido a um possivel problema no submarino dentre os muitos problemas que poderiam causar um naufragio. O mais importante nesse tipo de arma é efetuar as manutenções nos períodos previstos, além das corretivas. Infelizmente a possibilidade de salvar algum tripulante eu acho que é remota devido a profundidade se realmente afundou. A única alternativa para salvamento da tripulação, poderia ser uma falha no contrôle do lastro, o que poderia manter o submarino num nivel suportável pela estrutura sem poder emergir, espero que seja algo assim e seja logo localizado, antes que… Read more »
Mancha de óleo é um péssimo indicativo do que possa ter ocorrido.
Lembrem-se de que durante as duas GGMs, os destróieres procuravam por detritos e manchas de óleo para confirmar o afundamento de um sub.
Os submarinos muitas vezes lançavam óleo, lixo e objetos flutuantes para dissuadir o inimigo a prosseguir com o ataque.
Alguem pode me explicar, qual seria o motivo desses países pobres manterem estes submarinos obsoletos de tecnologia e nada estratégicos em operação, nao ha recursos para operarem estes fantasmas, e colocam em risco seres humanos pouco treinados.