Os EUA estão se juntando a uma busca internacional pelo submarino indonésio desaparecido que perdeu contato com sua base no início desta semana. As autoridades disseram que o KRI Nanggala (402), se ainda estiver intacto, tem menos de um dia de oxigênio para sustentar sua tripulação de 53 militares.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou na noite de quinta-feira no Twitter que, a pedido da Indonésia, os EUA estavam “enviando recursos aerotransportados para ajudar na busca pelo submarino desaparecido”

O KRI Nanggala desapareceu na manhã de quarta-feira durante um exercício de treinamento no Mar de Bali, após receber permissão para mergulhar. O submarino diesel-elétrico de construção alemã perdeu seu próximo check-in por rádio e não se ouviu falar dele desde então.

Um porta-voz militar indonésio disse que as autoridades iriam forçar a busca nas horas antes de a Marinha calcular que o oxigênio a bordo do submarino acabará – estimado por volta das 3h00 no horário local de sábado (16h00 ET de sexta-feira).

“Vamos maximizar o esforço hoje, até o limite de tempo de amanhã às 3 da manhã”, disse o major-general Achmad Riad a repórteres.

Numerosos navios da Marinha da Indonésia e outros, além de um avião de patrulha estiveram envolvidos na busca final de sexta-feira, com foco em uma área onde uma mancha de óleo foi encontrada no início da semana, embora as autoridades tenham enfatizado que não há evidências conclusivas de que tenha vindo do submarino.

A Índia despachou na quinta-feira um navio de resgate de submersão profunda para ajudar na busca, juntando-se a Singapura, Malásia, Austrália e outros países que prometeram ajudar na busca e em qualquer resgate possível.

Mas com o tempo, a ajuda provavelmente chegará tarde demais.

Oficiais militares indonésios têm esperança de que um resgate ainda seja possível, mas eles expressaram preocupação, logo após o desaparecimento do submarino, de que ele possa ter ido muito fundo. As autoridades indicaram que o KRI Nanggala tem uma profundidade operacional máxima na faixa de 200 a 250 metros (cerca de 655 a 820 pés). Mas as autoridades disseram que ele pode ter descido muito mais fundo, chegando a 700 metros.

Nos últimos dias, no entanto, a equipe de resgate disse ter descoberto um objeto não identificado com alto magnetismo entre 50 a 100 metros (cerca de 165 a 330 pés) abaixo da superfície nas proximidades onde acreditam que o submarino desapareceu.

O KRI Nanggala foi construído no final dos anos 1970 e está em serviço na Marinha da Indonésia desde o início dos anos 1980. Apesar de sua idade, o submarino passou por uma reforma em 2012 na Coreia do Sul, e a Marinha da Indonésia insiste que ele foi certificado como apto para navegar.

A causa do desaparecimento do submarino ainda não é certa. A embarcação perdeu contato enquanto conduzia um exercício com armas, supostamente uma simulação de lançamento de torpedo, mas a Marinha disse que uma falha elétrica pode ter deixado o submarino desamparado para executar procedimentos de emergência para emergir após um mergulho.

FONTE: NPR

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments