Marinha Chinesa incorpora três navios de guerra em um só dia
Xi Jinping participa do comissionamento das três embarcações, sinalizando ‘a determinação da China em gerenciar o Mar do Sul da China’
O presidente chinês Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, participou da cerimônia de inauguração de três navios da Marinha Chinesa, o Changzheng-18, o Dalian e o Hainan.
As embarcações foram entregues à Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) e colocadas em serviço ativo na sexta-feira em um porto naval em Sanya, província de Hainan, no sul da China.
Especialistas militares chineses disseram que o Changzheng-18 é o último tipo de submarino nuclear estratégico Type 094, o Hainan o primeiro navio de assalto anfíbio Type 075 e o Dalian um grande destróier Type 055.
Eles observaram que é a primeira vez que o comandante principal do país comissiona três grandes navios de batalha principais ao mesmo tempo. Eles representam o mais alto nível de informatização e digitalização dos equipamentos da Marinha, situando-se entre os melhores do mundo.
É também a primeira vez que três novas embarcações entram em serviço no mesmo dia. Eles são três novos grandes navios de diferentes tipos, incluindo dois navios de superfície, cada um com um deslocamento de mais de 10.000 toneladas, disseram.
Isso mostra que a ciência e a tecnologia de defesa nacional da China passaram por grandes mudanças e são líderes mundiais. Até agora, nenhum outro país colocou em serviço três tipos diferentes de grandes navios de guerra principais ao mesmo tempo, exceto a China.
Ao mesmo tempo, também sugere que os oficiais e soldados da Marinha terminaram de aprender, treinar e testar o equipamento dos novos navios. Eles demonstram a “velocidade da China” em todos os aspectos de pesquisa, desenvolvimento, produção e controle de novos equipamentos.
Mais importante ainda, os especialistas apontaram que também é a primeira vez que a Frota do Mar do Sul da China recebe três grandes equipamentos de batalha de superfície e subaquáticos no mesmo dia, o que destaca a determinação da China em administrar o Mar do Sul da China.
Especialmente em meio ao complexo ambiente internacional atual, a implantação das novas embarcações fortalece ainda mais a capacidade do PLA de salvaguardar o território nacional e a soberania territorial do mar, disseram os especialistas.
FONTE: Global Times