Novos navios de guerra da China representam uma ameaça regional e aos EUA, segundo analista de Taiwan

37

Su Tzu-yun diz que novo submarino pode lançar ataque com mísseis na costa oeste dos EUA a partir do Mar da China Meridional

TAIPEI (Taiwan News) — Três novos navios de guerra da Marinha Chinesa demonstram a intenção do país comunista de se tornar uma grande potência marítima e desafiar os Estados Unidos, de acordo com um analista sênior do Instituto de Pesquisa de Defesa e Segurança Nacional (INDSR).

No sábado (24 de abril), o secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) Xi Jinping participou de uma cerimônia de entrega em Hainan de um trio de novos navios de guerra da Marinha. Eles compreendem o submarino nuclear de mísseis balísticos Type 094A Changzheng 18, o destróier de mísseis guiados Type 055 Dalian e o navio de assalto anfíbio Type 075 Hainan.

Em uma entrevista com a CNA, o analista do INDSR Su Tzu-yun (蘇紫雲) respondeu às notícias sobre os recentes avanços marítimos da China. Ele observou que os mísseis balísticos do submarino nuclear permitiriam à China lançar um ataque na costa oeste dos EUA a partir do Mar da China Meridional.

Caracterizando a estratégia marítima do PCC como “defensiva no norte e ofensiva no sul”, Su disse que a China é limitada pelo Japão, Coreia do Sul e Taiwan no norte e leste – o que é desfavorável para manobras de frota em grande escala. A Marinha Chinesa implantou seus três novos navios na frota do sul.

Su disse que o principal motivo para isso está relacionado ao desenvolvimento de sua estratégia nuclear. Ele observou que Pequim aumentou ativamente suas forças nucleares, produzindo mísseis balísticos intercontinentais lançados por submarinos avançados, enquanto as águas profundas do Mar da China Meridional são adequadas para ocultar tais armas.

Além disso, ele especulou que se o PCC decidisse atacar Taiwan, ele poderia formular uma nova estratégia. Isso faria com que o Comando do Teatro Oriental atacasse Taiwan, enquanto o Comando do Teatro do Sul poderia conduzir linhas externas de operação e atingir Taiwan também.

Su disse que o Hainan é o primeiro navio de sua classe deslocando 40.000 toneladas, o que lhe permite transportar 30 helicópteros e hovercrafts, três batalhões de infantaria e duas companhias de tanques. Ele disse que o destróier Type 055 Dalian é o segundo navio de sua classe e sua principal função é escoltar grupos de ataque de porta-aviões e grupos de assalto anfíbio, acrescentando que os mísseis de defesa aérea de longo alcance Hongqi-9 implantados no navio têm um alcance de 200 quilômetros.

Enquanto isso, o Changzheng 18 é uma versão melhorada do submarino nuclear Type 094, mas é mais silencioso debaixo d’água. Su acrescentou que a melhoria mais significativa é o lançador de mísseis “turtleback”, permitindo que o navio carregue o míssil balístico lançado por submarino Julang-3 – que tem um alcance de cerca de 12.000 km.

PLAN Jin (Type 094) SSBN
Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments