Marinha dos EUA demonstra uso de drone na guerra antissubmarino
A Marinha dos EUA relatou que integrou com sucesso um sistema de drones MQ-9B SeaGuardian com meios tripulados durante o Problema de Batalha Integrado de Sistemas Não Tripulados 21 (UxS IBP 21) na costa de San Diego, em 21 de abril.
O sistema não tripulado desenvolvido pela General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI), foi usado recentemente em uma demonstração de guerra antissubmarino.
De acordo com um recente comunicado à imprensa, o sistema não tripulado de vigilância marítima MQ-9B SeaGuardian operou em conjunto com um cruzador de mísseis guiados, detectando alvos de longo alcance além do horizonte. Usando sonoboias e outros recursos, o Sea Guardian identificou contatos e relatou localizações remotamente para o comandante a bordo do cruzador.
“A integração entre as capacidades não tripuladas e tripuladas mostrada fornece uma abordagem de operações para fortalecer nossa equipe não tripulada-tripulada”, disse o contra-almirante James A. Aiken, comandante tático UxS IBP 21. “Colocar nossa mais nova tecnologia nas mãos de nossos marinheiros aprimora diretamente nossa frota.”
A sincronização operacional entre as capacidades não tripuladas e os meios navais tripulados tradicionais garante que a Marinha dos EUA mantenha sua vantagem tecnológica e de combate. O SeaGuardian aprimora as capacidades de guerra antissubmarino e anti-superfície da US Navy, entre muitos outros.
A GA-ASI diz que a variante marítima de seu veículo aéreo não tripulado pode ser configurada com recursos de domínio cruzado para uma vasta gama de operações de vigilância marítima.
O portfólio da missão do MQ-9B pode incluir Guerra Anti-Superfície (ASuW), Guerra Antissubmarino (ASW), HA/DR – Assistência Humanitária/Ajuda em Desastres, Busca e Resgate, Aplicação da Lei (Tráfico de Drogas, Imigração Ilegal, Pirataria OMSI – Iniciativa Oceânica de Segurança Marítima).
Oferecendo informações precisas e em tempo real para uma resposta mais rápida, o MQ-9B SeaGuardian foi projetado para conduzir uma vasta gama de operações de vigilância marítima de múltiplos domínios.