USS Gerald R. Ford (CVN 78) completa com sucesso testes de qualificação de sistemas de combate
A Marinha dos EUA anunciou no dia 23 de abril que os marinheiros a bordo do mais novo porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78) concluíram com êxito os Testes de Qualificação de Sistemas de Combate do Navio (Combat Systems Ship’s Qualification Trials – CSSQT) em 17 de abril, representando um marco importante na validação da capacidade do navio e da tripulação de se defender.
Os testes, iniciados em fevereiro, consistiram em cinco fases. A conclusão da fase final, 2C e CSSQT geral, é o culminar de anos de planejamento, treinamento, engenhosidade e milhares de horas de trabalho para as tripulações atuais e anteriores do navio.
De acordo com o oficial de projeto CSSQT do navio, Larry Daugherty, a fase 2C foi a fase de “prova” para o navio, que já havia concluído vários cenários de detecção de engajamento com aeronaves reais. Naa 2C, a Ford enfrentou drones propelidos por foguetes capazes de velocidades superiores a 600 milhas por hora; unidades de drones rebocadas (TDU) que simulam foguetes; e alvos de superfície de manobra de alta velocidade com controle remoto (HSMST).
A tripulação respondeu, contando com suas habilidades e treinamento para operar os sistemas de defesa avançados do Ford. Eles usaram os lançadores de mísseis Rolling Airframe Missile (RAM), disparando mísseis RIM-116; os lançadores padrão OTAN para disparar os mísseis Evolved Sea Sparrow Missiles (ESSM); e o Mk-15 Phalanx Close-In Weapon System (CIWS) para disparar projéteis de tungstênio perfurantes de blindagem.
Os mísseis de defesa do navio engajaram os drones, e o CIWS derrubou os TDUs e HSMSTs. Todos os três TDUs foram destruídos e dois desses TDUs foram feitos em pedaços, de acordo com Daugherty. Todos os três HSMSTs também foram destruídos.
As verificações de telemetria fornecem a capacidade de registrar as características de desempenho de voo e fusão dos mísseis RAM e ESSM para garantir que eles sejam capazes de atingir seus alvos pretendidos.