A forte expansão, em termos de qualidade e de quantidade, da Marinha chinesa nos últimos anos é provavelmente um fenômeno único na história naval. Após décadas de abandono, a Marinha do Exercito de Libertação Nacional chocou os analistas internacionais com o desenvolvimento em tempo recorde de toda um frota de novos navios aeródromos, agora prestes de serem tão modernos quanto os navios dos EUA.

Eles partiram de um modelo defasado, por muitos anos abandonado incompleto no estaleiro ucraniano após o colapso da União Soviética. Sem qualquer apoio técnico russo, os chineses lograram sua conclusão e ainda também produzir, em pouco tempo, um quase gêmeo deste modelo inicial. Isso por fora, já que seu interior foi completamente modernizado em todos seus sistemas.

Em breve será lançado ao mar o primeiro navio da classe Type 003. Este será um navio aeródromo completamente novo e muito maior, pela primeira vez equipado com catapultas e com aparelho de frenagem moderno. Várias fontes garantem que na sequencia dessa construção, os planos chineses visam alcançar entre 6 e 8 navios semelhantes ou quem sabe, navios ainda maiores.

Afinal, o que promete ser o 003? Que melhorias ele deve agregar ao entrar em serviço na Marinha Chinesa. Será ele um produto exportável? Para entender o que está ocorrendo receberemos os editores da Trilogia de Defesa Alexandre Galante e Fernando “Nunão” de Martini, vai ser épico! Não perca a LIVE hoje (1/5) às 21h no canal Base Militar Vídeo Magazine no Youtube, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments