A Marinha Russa comissionou o submarino do Projeto 885M classe “Yasen M”, Kazan, em 7 de maio, com uma cerimônia realizada no Estaleiro Sevmash no Mar Branco, no noroeste da Rússia.

A construção do submarino começou em 2009 e, depois de muito atraso, ele finalmente foi lançado em março de 2017. O submarino começou seus testes de mar em 25 de setembro de 2018. Durante os testes de mar, o submarino testou mísseis Kalibr e Onyx.

O Projeto 885M Yasen-M, também conhecido como classe Graney, é uma série de novos submarinos de mísseis de cruzeiro movidos a propulsão nuclear.

Com base nos designs das classes Akula e Alfa, a classe Yasen foi projetada para substituir os atuais submarinos nucleares de ataque da era soviética da Marinha Russa.

Os submarinos do Projeto 885/885M estão armados com torpedos, minas e mísseis de cruzeiro Kalibr-PL e/ou Oniks. Poderão eventualmente carregar mísseis hipersônicos Tsirkon.

O sistema de sonar do submarino consiste em um sonar esférico na proa, sonares de flanco e um sonar rebocado.

Os submarinos da classe Yasen são os primeiros a serem equipados com um reator nuclear de quarta geração. O reator, construído pela Afrikantov OKBM, terá uma vida útil de 25-30 anos e não precisará ser reabastecido.

Outras embarcações da classe atualmente em construção no estaleiro Sevmash incluem o “Novosibirsk”, “Arkhangelsk”, “Krasnoyarsk”, “Perm”, “Ulyanovsk”, “Voronezh” e “Vladivostok”.

É provável que o “Kazan” seja baseado em Zapadnaya Litsa, a base submarina mais a oeste da Frota do Norte, perto da fronteira com a Noruega.

Espera-se que quatro submarinos da classe Yasen-M fiquem com a Frota do Norte, enquanto os outros quatro serão designados para a Frota do Pacífico.

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments