Segundo o site Infodefensa, a Aviação Naval da Marinha do Chile recebeu em abril a aeronave Lockheed Martin P-3ACH Orion matrícula Naval 407 de exploração marítima e combate antissubmarino, após a conclusão de um programa de modernização e extensão de vida realizado pela IMP Aerospace no Canadá.

O Naval 407 é o segundo dos dois P-3ACH Orions do VP-1 Escuadrón de Exploración Aeromarítima a completar o projeto Albatros IV que permite a extensão do seu serviço a mais de 15.000 horas de voo, o que equivale a 20 anos de utilização operacional.

Conforme publicado pelo Infodefensa.com, o contrato no valor de 37 milhões de dólares foi anunciado pela IMP Aerospace em outubro 2016 e trabalhos de manutenção de parque, substituição de componentes da asa e montagem de um novo estabilizador horizontal, implantação de aviônica digital e instalação de novos motores nas duas aeronaves.

A modernização, baseada no programa MLU (Mid-Life-Update) da Lockheed Martin para o P-3, permite que a instituição reduza o custo do ciclo de vida da aeronave e melhore seu desempenho em missões de patrulha e reconhecimento, guerra antinavio e antissubmarino, busca e salvamento, vigilância costeira e controle do tráfego marítimo.

O P-3ACH Orion da Marinha do Chile recebeu conjuntos de asas fabricados pela Lockheed Martin que substituíram a peça exterior e a seção central inferior das asas, bem como novos estabilizadores horizontais equipados com componentes de design aprimorado e com melhor resistência à corrosão marinha.

A aeronave naval incorpora o conjunto integrado de aviônicos Fligh2™ de equipamentos de comunicação, navegação e vigilância da empresa Collins Aerospace para atualizar a cabine da aeronave. O Fligh2™ tem visores avançados e um sistema gerenciamento de voo militar/civil integrado e é capaz de operar aviônicos de última geração com sensores, rádios tradicionais e sistemas de piloto automático.

O primeiro P-3ACH Orion, registro Naval 404, chegou às instalações de propriedade da IMP Aerospace no aeroporto de Halifax, Nova Scotia, no final de janeiro de 2017 e retornou ao Chile em novembro de 2019 enquanto a segunda aeronave, Naval 407, iniciou este processo em maio de 2018.

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