China constrói réplica do navio de cruzeiro RMS Titanic
Para aqueles que sempre se perguntaram como seria ser um passageiro no Titanic, um parque temático na China foi criado para oferecer a experiência mais próxima possível.
Uma réplica maciça do navio de cruzeiro que naufragou está agora em construção no condado de Daying, na província de Sichuan.
Chamado de “Unsinkable Titanic”, o navio tem exatamente o mesmo tamanho do original – 269,06 metros (882 pés) de comprimento e 28,19 metros (92 pés) de boca.
A peça central de um parque temático chamado Romandisea, terá as mesmas comodidades de seu homônimo, incluindo salões de banquetes, teatros, decks de observação e uma piscina. Os hóspedes poderão pagar para passar a noite a bordo do navio, que ficará permanentemente atracado em um reservatório no rio Qijiang, a cerca de 130 quilômetros da capital provincial de Chengdu – várias centenas de quilômetros do mar.
A data de abertura ainda não foi definida.
De acordo com a AFP, foram necessárias 23.000 toneladas de aço e custou um bilhão de yuans (153,5 milhões de dólares) para construir a réplica.
História do Titanic
O Titanic original zarpou em sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, para Nova York em 10 de abril de 1912.
Na época, era o maior navio de passageiros à tona.
Em 14 de abril, por volta da meia-noite, ele atingiu um iceberg e afundou em menos de três horas. De acordo com o relatório do Senado dos EUA sobre o desastre do Titanic, 1.517 pessoas morreram e 706 sobreviveram de 2.223 passageiros e tripulantes.
Em 1985, cientistas liderados pelo americano Robert Ballard e o francês Jean Jarry localizaram os destroços a cerca de 350 milhas da costa sudeste de Newfoundland, Canadá. No ano seguinte, Ballard e sua tripulação usaram um submersível tripulado de pesquisa em alto mar para explorar o navio afundado pela primeira vez.
FONTE: CNN / SCMP