Navios da OTAN se reúnem em uma demonstração impressionante de poder naval
Quinze navios aliados de cinco nações da OTAN dos exercícios ‘Strike Warrior’ do Reino Unido e ‘Ragnar Viking’ dos EUA se reuniram no Atlântico Norte em uma das mais impressionantes demonstrações de força naval na memória recente
Dois grupos-tarefa da Marinha Real Britânica, o Carrier Strike Group e o Littoral Response Group (North), navegaram em conjunto com o US Iwo Jima Amphibious Ready Group na costa escocesa.
A impressionante formação incluiu o HMS Queen Elizabeth, USS Iwo Jima, USS San Antonio, RFA Tidespring, HMS Albion, USS Arleigh Burke, USS Ross, USS Sullivans, HMS Defender, HMS Diamond, FS Normandie, HDMS Esbern Snare, HMoMS Fridtjof Nansen , HMS Lancaster e RFA Mounts Bay.
A bordo dos navios dos grupos de trabalho multinacionais estavam mais de 7.000 militares de cinco países da OTAN – Reino Unido, EUA, Noruega, França e Dinamarca.
Para a Marinha Real, foi um momento significativo, já que o Carrier Strike Group – centrado no porta-aviões HMS Queen Elizabeth – se prepara para iniciar seu desdobramento global, enquanto o Littoral Response Group (Norte), com HMS Albion em seu coração, lidera para missões nas águas do norte da Europa.
O capitão Angus Essenhigh, oficial comandante do HMS Queen Elizabeth, disse: “O fato de a Marinha Real ser capaz de desdobrar um Littoral Response Group e um Carrier Strike Group simultaneamente também é significativo.
“Muito poucas outras marinhas podem fazer isso, e isso ressalta o compromisso substancial e duradouro do Reino Unido com a segurança da Europa e do Atlântico Norte”.
O capitão Simon Kelly, comandante do HMS Albion, acrescentou: “A Marinha Real continua a demonstrar seu alcance e versatilidade com o Carrier Strike Group e o Littoral Response Group (Norte) desdobrados.
“Além disso, nossa força ao lado de nossos aliados da OTAN foi demonstrada pela coordenação de 15 navios nas proximidades da costa escocesa. Isso marca o início de um ano ativo para a Marinha Real do século 21”.
Os navios HMS Albion, HMS Mounts Bay e HMS Lancaster formam o Littoral Response Group (North) ao lado da 3 Commando Brigade e têm trabalhado com o Iwo Jima Amphibious Ready Group dos EUA, que inclui a 24th Marine Expeditionary Unit (MEU), na Noruega durante uma semana exercício anfíbio.
O Carrier Strike Group do Reino Unido, liderado pelo porta-aviões HMS Queen Elizabeth, partiu em seu desdobramento inaugural no início de maio e está trabalhando em estreita colaboração com os aliados da OTAN.
“O HMS Queen Elizabeth e o USS Iwo Jima representam uma concentração substancial de poder aéreo marítimo. Com o envolvimento de navios de guerra de quatro membros da OTAN, incluindo o HMS Albion, o nosso encontro no Mar do Norte demonstra a força colectiva da Aliança,” acrescentou o Capitão Essenhigh.
O UK Carrier Strike Group deve partir em seu desdobramento global na região Indo-Pacífico em alguns dias, enquanto o Littoral Response Group se desloca para o Norte da Europa e o Báltico para novas operações com a OTAN e parceiros regionais.
FONTE: Royal Navy