O filme ‘The Bedford Incident’
The Bedford Incident é um filme britânico-americano da Guerra Fria de 1965, estrelado por Richard Widmark e Sidney Poitier e co-produzido por Widmark. O elenco também apresenta Eric Portman, James MacArthur, Martin Balsam e Wally Cox, bem como as primeiras participações de Donald Sutherland e Ed Bishop. O roteiro de James Poe é baseado no livro de 1963 de Mark Rascovich, que foi inspirado no enredo de Moby Dick de Herman Melville.
O filme foi dirigido por James B. Harris, que, até então, era mais conhecido como o produtor de Stanley Kubrick. Os dois se separaram por causa de um desentendimento sobre o filme que se tornou o famoso filme de Kubrick sobre confronto nuclear da Guerra Fria, Dr. Strangelove; Harris queria que o filme fosse contado como um thriller sério, mas Kubrick queria que fosse uma farsa cômica (o que se tornou). Harris continuou focado no desenvolvimento de um filme sério de confronto nuclear, resultando em The Bedford Incident.
Trama
(Alerta – Contém spoiler) O destróier americano USS Bedford (DLG-113) – um navio da classe “Coontz”, mas fictício – detecta um submarino soviético no espaço GIUK perto da costa da Groenlândia. Embora os EUA e a União Soviética não estejam em guerra, o capitão Eric Finlander persegue impiedosamente sua presa enquanto o fotojornalista civil Ben Munceford e o conselheiro naval da OTAN, Comodoro Wolfgang Schrepke, olham com crescente alarme. Finlander explora o fato de que o submarino russo movido a diesel tem que emergir periodicamente para reabastecer o ar e recarregar as baterias porque não é movido a energia nuclear; sabendo muito bem, isso deixará os soviéticos mais desesperados.
Também a bordo do Bedford estão o tenente Ralston, um jovem oficial inexperiente constantemente criticado por seu capitão por pequenos erros e o capitão de corveta Chester Potter, o novo médico do navio, que é um reservista recentemente reconvocado.
Munceford está a bordo para fotografar a vida em um destróier, mas seu verdadeiro interesse é Finlander, que recentemente foi preterido para promoção a contra-almirante. Munceford está curioso para saber se um comentário feito por Finlander sobre a intervenção americana em Cuba é o motivo de sua falta de promoção. Isso leva o capitão a se tornar abertamente hostil a Munceford, que ele vê como um civil que está interferindo em questões militares ao questionar os riscos envolvidos em continuamente atormentar o submarino soviético.
A tripulação fica cada vez mais cansada com a perseguição implacável enquanto o capitão continuamente exige atenção total aos instrumentos. Ao mesmo tempo, Finlander torna-se intolerante com qualquer pessoa que questione suas táticas, incluindo o médico do navio, que o informa que a tripulação está sentindo a pressão, mas o capitão não cede.
Quando o submarino é encontrado, ele ignora a ordem de Finlander de emergir e se identificar. O capitão, irritado com este ato desafiador, ordena que o Bedford atropele seu snorkel, ordenando que ele seja registrado como um “objeto flutuante não identificado”. O comandante então ordena que o Bedford apronte as armas e se retire para uma distância para esperar que o submerso submerso fique sem ar e seja forçado a emergir. Confiantemente, ele reafirma a Munceford e Schrepke que está no comando da situação e que não atirará primeiro, mas “Se ele atirar, eu DISPARO UM”.
O cansado tenente Ralston confunde a observação de Finlander como uma ordem para “disparar um”. Ele lança um foguete antissubmarino ASROC que destrói o submarino. O sonar então detecta quatro torpedos soviéticos com ogivas nucleares visando o destróier.
Finlander inicialmente dá ordens básicas para evasão, mas depois segue silenciosamente para fora do passadiço. Munceford o segue freneticamente implorando para que ele faça algo.
Mas o capitão percebeu que suas ações selaram o destino de todos a bordo, já que o navio não pode escapar dos torpedos nucleares. O filme termina com fotos de vários tripulantes “derretendo” como se o filme de celulóide estivesse queimando enquanto o Bedford e sua equipe são vaporizados em uma explosão atômica. A imagem final do filme é uma nuvem em forma de cogumelo.
FONTE: Wikipedia