Um mockup do caça FC-31/J-31 apareceu em fotos no porta-aviões terrestre de testes da China.

O caça Shenyang FC-31, ou um derivado dele, está no porta-aviões simulado de tamanho real localizado em Wuhan, China, usado para avaliar aeronaves para uso potencial no mar.

O FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011 e uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012. Desde então, apenas mais um protótipo foi confirmado, este apresentando uma série de melhorias em relação ao original, incluindo refinamentos aerodinâmicos, entre eles estabilizadores verticais menores “cortados” e enflechados, uma aparência geral menos angular e superfícies mais limpas.

Os motores RD-93 fornecidos pela Rússia foram trocados por um par de motores turbofan WS-13E nativos. Este segundo exemplar fez seu primeiro voo em dezembro de 2016.

Embora não confirmado, foi dito que o novo caça pode receber motores chineses turbofan WS-19 e ter um peso máximo de decolagem em torno de 30 toneladas, colocando-o em uma categoria de peso semelhante ao F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA.

A aeronave também será adaptada para o lançamento por catapulta, com o projeto do porta-aviões Type 003 previsto para ser equipado com um sistema eletromagnético de lançamento de aeronaves (EMALS), em vez de depender das rampas de “ski jump” usadas nos dois primeiros porta-aviões chineses.

O porta-aviões terrestre de testes da China
O porta-aviões terrestre localizado em Wuhan é usado para testar e treinar as equipes de manobras das aeronaves
Imagens mais recentes do caça FC-31/J-31

Concepção artística do FC-31 naval voando ao lado do futuro porta-aviões Type 003
Concepção artística do FC-31 naval voando ao lado do futuro porta-aviões Type 003
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