Fincantieri apoia Daewoo no projeto do novo porta-aviões sul-coreano
Trieste, 10 de junho de 2021 – Durante a MADEX (International Maritime Defense Industry Exhibition) 2021, uma das principais exposições navais na região da Ásia-Pacífico, a Fincantieri assinou um contrato com a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) para apoiar o Projeto Conceitual da nova classe de porta-aviões “CVX” para a Marinha da República da Coreia (Coréia do Sul).
O programa referente à unidade de primeira classe prevê a licitação do Projeto Básico a partir do segundo semestre de 2021, enquanto o projeto de detalhamento e construção terá início nos anos seguintes.
A assinatura foi realizada entre Jung Woo Sung, vice-presidente da divisão de marketing naval e especial de navios da DSME, e Marco Cerruti, gerente regional de vendas da Fincantieri, na presença de Federico Failla, embaixador italiano em Seul, vice-almirante Dario Giacomin, vice-general de defesa Secretário – Subdiretor Nacional de Armamento e Contra-Almirante Antonio Natale, Assessor do Estado-Maior da Marinha Italiana.
A Fincantieri assessorará a DSME com base na experiência adquirida com a construção do LHD (Landing Helicopter Dock) “Trieste”, que será entregue no próximo ano à Marinha Italiana. Com o acordo, a Fincantieri reforça sua presença no país, estreitando ainda mais o relacionamento com a República da Coreia. Na verdade, através de sua subsidiária Seastema, o Grupo está cooperando na construção de oito novas fragatas da classe “Daegu” (FFX-II) para a Marinha nacional, fornecendo SEASNavy, um sistema de gerenciamento de plataforma integrado (IPMS) inovador.
A assinatura deste contrato marca um passo importante para o Grupo no estabelecimento de uma cooperação estratégica com a DSME. Em um país com alta capacidade de construção naval, tal cooperação pode fornecer suprimentos significativos para esta unidade e pode ser estendida a outros produtos ou setores no futuro.
O projeto da unidade “Trieste” representa o que há de mais moderno para essa classe de navios, além de ser um produto comprovado que atende plenamente aos requisitos operacionais da Marinha da Coreia. Com o LHD, a Fincantieri provou sua capacidade de projetar e construir unidades altamente inovadoras que representam uma referência no cenário internacional.
DIVULGAÇÃO: Fincantieri