Um novo projeto para o CVX, o programa de porta-aviões leves da Coreia do Sul, foi revelado pela Hyundai Heavy Industries (HHI) no MADEX 2021.

O novo design é significativamente diferente do design anterior da própria HHI e do atual projeto da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME).

O navio tem um deslocamento vazio de 30.000 toneladas. Apesar disso, o navio tem 60 metros de boca e 270 metros de comprimento e um convoo de 260 metros.

Como o projeto anterior, o navio é capaz de transportar 16 a 20 caças F-35B, bem como helicópteros.

O navio possui ilhas gêmeas e dois elevadores de aeronaves em cada lado do convoo. A primeira ilha será responsável pelas operações gerais, enquanto a segunda ilha realizará as funções de controle de voo. Além disso, o design em forma de X das novas ilhas oferece vantagens únicas, como furtividade e melhor visibilidade para os controladores das operações aéreas.

O projeto também também prevê a possibilidade de mudança da configuração STOBAR (short take off but arrested recovery), com a instalação de um convés em ângulo e cabos de retenção para pouso de aeronaves que usem gancho de parada.

A configuração STOBAR poderá operar uma versão naval do caça stealth sul-coreano KF-21.

Concepção artística de uma versão naval do caça sul-coreano KF-21
Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments