O porta-aviões chinês Type 003 já recebeu a “ilha” lateral a boreste, onde estão localizadas a chaminé, o controle de tráfego aéreo e o passadiço.

A ilha do Type 003 terá uma série de antes de radar planares do tipo Phased Array, como mostram as imagens.

O Type 003 em construção para a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) será o primeiro porta-aviões chinês a usar um sistema CATOBAR e catapultas eletromagnéticas para lançamento de aeronaves.

O navio deverá deslocar mais de 85.000 toneladas, comprimento de mais de 300 metros.

O Type 003 terá propulsão integrada convencional e elétrica.

Nas imagens abaixo, o futuro Type 003 aparece na capa de revistas chinesas, operando com futuro caça naval stealth J-31/35, J-15 e o avião KJ-600 AEW.

Na última capa aparece um porta-aviões ainda maior que o Type 003. Será o Type 004 ou 005?

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Ué, até ontem nem parecia um porta aviões, eles crescem tão rápido, snif….

Antoniokings

Tudo da China é superlativo!
O ritmo de construções deles é incrível em todas áreas.
Civis e militares.
Hoje, colocaram em operação a segunda maior hidrelétrica do Mundo.
Esse ano vão colocar a sétima maior.
E estão planejando (ou já construindo) a maior do Mundo com 60 Gw de potência, que será localizada no Tibet.
Só a título de comparação, Itaipu tem 14 GW.
A China não para.

Tomcat4,2

Cara só pra quem foi em Itaipu pra saber da dimensão daquilo pra 14 GW e o quão absurdo deve ser uma hidrelétrica pra 60 GW.
O ritmo de construções deles é incrível em todas áreas”,mau mau a Índia tem como se igualar em escala produtiva.

Antoniokings

O que eu li é que essa represa será construída no Distrito de Medog que e tem os cânions mais profundo do Mundo com cerca de 6.000 metros de profundidade máxima e 500 km de extensão.
Deve ter uma capacidade de armazenamento de água muito grande.
Em tempo. Os chineses acabaram de inaugurar uma rodovia de acesso àquela área.

Pedro

Antônio,

Com a construção da hidrelétrica do Tibet, teremos o fim da China ? Lembre-se do outro colosso que mora ao lado e tem interesses até amiores nesta região. Disserte um pouco por favor.

Antoniokings

Perdro

O grande problema é que essa represa será construída em um dos rios formadores do Rio Brahmaputra.
Além de ser uma região geologicamente instável.
Mas, aguardemos a solução desses problemas.

Tomcat4,2

Hauhauhauhauhau, ótima Carcara !!!

Pedro Bó

Me recordo de há uns vinte anos atrás ler uma reportagem em uma publicação especializada em defesa afirmando que a construção de um PA poderia consumir até dez anos. Sabemos que esse tempo diminuiu com as modernas técnicas industriais, mas os chineses se superam na rapidez.

Burgos

Boa tarde Pedro Bó !!!
Eles são peritos em tecnologia reversa.
Traduzindo !!!
O famoso recorta cópia e cola !!!?

Pedro Bó

Os brasileiros nem nisso são peritos, mas adoram apontar o dedo para os outros.

Maurício.

Pedro Bó, e parece que foi ontem quando os chineses vieram ao Brasil pedir algumas dicas de como operar um porta aviões.
No mais, tem um pessoal que acha que americanos, russos ou franceses num provável confronto com os chineses vão apertar a tecla pause e dizer para os chineses que material bélico copiado não vale, tipo: Olha só seus chineses essa bomba que vocês querem “tacar” em nós não vale, já que é uma cópia nossa!
Quisera eu ter um “famoso recorta cópia e cola” no Brasil.

Adriano Madureira

É porque nossos militares tem ética, escrúpulos e princípios morais inalteráveis…

Jamais fariam tecnologia reversa!

Hellen

Resumindo: quanto os americanos invadir o brasil os militares daqui vao bater continencia para os facoes do pentágono !!!
Assista o video : kkk o brasil nao é para amadores …tudo aqui e descarado !!!
https://istoe.com.br/brasil-paga-para-ele-trabalhar-para-mim-diz-comandante-americano-sobre-brigadeiro/

Agressor's

Predador e vítima formam um par…

“Hellen

Resumindo: quanto os americanos invadir o brasil os militares daqui vao bater continencia para os facoes do pentágono”

E algo me diz que isso não vai demorar muito pra acontecer…

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Lucas

Invadir “isso aqui”?
Pra quê?

Basta continuar a subornar nossos políticos, coisa que fazem desde a década de 40 sem diminuir o ritmo por um ano sequer, e eles tem tudo o que querem de mão beijada.

Em se tratando de EUA, Europa e agora China, abaixamos as calças sem eles pedirem e ainda pedimos por favor.

E depois ainda agradecemos.

leonidas

Lucas não desmereça nossos políticos, eles não precisam ser subornados pelos norte americanos para serem a corja que são.
Isso é algo intrínseco neles, ou seja:
Ser inútil
Populista
Fanfarrão
Corrupto ou leniente com a corrupção
E inimigo formidável de nossa soberania, são coisas que já estão no DNA desses parasitas, e nem precisa se dar ao trabalho de procurar fazer distinção ideológica.
Nos dois campos do aspecto ideológico eles tem essas características…
Obs: Só uma pequena fração escapa disso, e mesmo dentro dela pouquíssimos tem noção do que seja falar em DEFESA…

Visitante

Se os EUA tivessem a intenção de um domínio sobre o Brasil, já poderiam ter feito a mais de 40 anos atrás. Os EUA possuem alimentos, minério, petróleo, tecnologia e muito poder. Invadir o Brasil é só dor de cabeça. É interessante para os chineses para alimentos e minério. É interessante ao russo pela posição estratégica do Brasil e é interessante para alguns países Europeus pela água, minério e expansão colônia. (Amazônia)

francisco

Rússia e a China são os únicos paises é que representam perigo para o Brasil.

Slow

Os únicos perigos para o Brasil é Eua e Europa .. China e Russia sera os unicos 2 que vão poder nos ajudar se caso acontecer alguma coisa ..

Visitante

Se a China tiver para si o Brasil, seremos o parque e o quintal da casa deles.

Marcelo

Se copiando reduz custo e tempo de fabricação entao tem que copiar mesmo, inventar a roda pra que se poder continua o desenvolvimento tecnologico em cima de uma copia de um produto moderno !!!!

Antoniokings

Agora, fiquei ‘grilado’.
Vc está sendo irônico?

Adriano Madureira

Claro amigo Antônio ! Isso não é ser ético, é ser estúpido… Sou a favor de copiar projetos, os chineses sabem oque querem e eles copiam na cara dura, nós pelo visto não sabemos oque queremos ser e vivemos sempre atrasados no bonde da evolução militar…

Antoniokings

Ok.

Caio

Kkkkkkkkk submissão, falta de ambição e comodismo na boa vida, agora mudaram tem novos nomes.
Os porta aviões tiveram início com os japoneses e os EUA zeram o quê??
A resposta todos sabem! Menos o nobre passador de pano Adriano Madureira.

Last edited 3 anos atrás by Caio
Dalton

Os “porta aviões” não tiveram início com os japoneses. Um piloto e técnico britânico, não lembrava mais do nome, mas, procurei em um livro que tenho sobre o assunto, William Jordan, foi selecionado para fazer a primeira decolagem e primeiro pouso no primeiro NAe japonês o “Hosho” em 1923. . Os japoneses seguiram o pensamento britânico com os 2 NAes seguintes, “Akagi” e “Kaga” praticamente copiando os NAes britânicos na forma de terem múltiplos conveses de voo enquanto os americanos mantiveram-se fieis a um convés único e mais longo no “Lexington” e “Saratoga” e eventualmente houveram outras diferenças também. .… Read more »

Dalton

Na verdade “48” houve muita troca de informações. O convés em ângulo por exemplo não era uma prioridade para os EUA e sim um NAe grande o suficiente para operar com um bombardeiro capaz de levar uma bomba atômica e isso foi conseguido e os 3 classe “Midway” se revezavam no Mediterrâneo já no fim da década de 1940, uma séria preocupação para os soviéticos. . Veja por exemplo o elevador lateral que não ocupa espaço no convés do hangar e que nasceu através de um modelo bastante primitivo no USS Wasp de 1940, porém, devido as diferenças de projetos… Read more »

caio I

Mk48 quando eu chegar no nível de imbecilidade histórica, eu sigo teus conselhos.

Slow

Isso só pode ser piada né cara ? Burrice e ignorância é bem diferente de princípios morais

Adriano Madureira

É piada mesmo Slow ! Enquanto ficamos na inépcia, outros evoluem e seguem o curso a bordo de uma aeronave com motor scramjet, já nós estamos voando em céu de brigadeiro mas com motor a pistão…

Investir em ciência e tecnologia é o caminho para evoluir, e não apenas ficar esperando que algo caia no colo.

francisco

A lei brasileira não admite a pirataria e respeita os direitos autorais, ao contrário do que ocorre com a China que descaradamente copia tudo o que pode.

Slow

Sendo cópia ou não hoje eles são o país que mais cresce e a segunda maior economia ja o Brasil pelo que eu vi só ano passado caiu 3 posições.

Carlos

Numa coisa somos peritos! Falar mal de uns elogiar outros e vice-versa nos blogs.

Fico imaginando uma conversa entre um Russo, um Chinês e um Estadunidense e lendo os comentários de alguns…

Mgtow

Bravo Pedrão B R A A A V O.. kkkkkk…Respostas curta, direta e incisiva.
Essa turma da inveja e do ressentimento não tem limites.
Os cara são são mais estadunidense do que o proprio cidadão yanke.
Veja como eles se doem, como eles se amarguram com tudo aquilo que ameaça a hegemonia do pais que eles idolatram

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Burgos

Me negativar é mole !!!?
Falar bonitinho e jogando as palavras no ar pra trouxa ficar pescando também é pura bossalidade!!!?
Quero ver Zé bonitinho que fala bonitinho também aqui que fica atrás de mesa home office em casa lendo artigo de tabloide de tecnologia de segunda categoria pra achacar as pessoas em blog !!!?‍♂️
“Opinião é igual a R•*# , cada tem a sua”
E como dizem por aí !!!
Brasil !!! Ame-o ou deixe-o!!!?‍♂️
Meter o pau no seu País também é fácil quero ver ir lá e fazer melhor !!!?

Pedro Bó

Galvão?
Diga lá, Tino.
Sentiu!

Pedro Bó

OBS: Boçalidade é com “ç”.

Burgos

Bossal-significado

Utiliza-se da ostentação para sentir-se superior aos outros. Babaca, inconveniente, não desejado. A sua origem etimológica vem de “bossa-nova”, estilo da música escutado nos anos 1950 a 1960 no Brasil pelos frequentadores de clubes burgueses no Rio de Janeiro. Juscelino Kubitscheck foi conhecido como “presidente bossa-nova” por tais características.

Last edited 3 anos atrás by Burgos
Burgos

São os famosos DC’S Legends of tomorrow !!!?
Bando de lacradores !!!?‍☠️☠️?

Tomcat4,2

Hauhauhauhauhauhauhau

Piassarollo

Sigo a mesma opinião! Abs

paulino

Após o colapso da União Soviética. 1993, O primeiro-ministro russo, Chernomyrdin, quer comprar o porta-aviões Varyag. Yuri Ivanovich Makarov, gerente geral do Estaleiro Ucraniano do Mar Negro, olhou para o porta-aviões enferrujado Varyag e disse: O porta-aviões Varyag não pode mais ser construído, Para completá-lo, é necessário um grande país, a União Soviética / Comitê Central do Partido / Comissão de Planejamento Estatal / Comitê da Indústria Militar / 9 Ministério da Indústria de Defesa / 600 profissões relacionadas / 8000 fábricas de peças. Em suma, é preciso um grande país para continuar sua construção, Essas condições não existem mais… Read more »

paulino

kkk, O porta-aviões chinês é apenas uma cópia? A Rússia herdou a maior parte da herança militar e industrial soviética, Mas eles não têm mais tecnologia para construir um porta-aviões, Eles só podem construir contratorpedeiros de 7.000 toneladas, O convés do porta-aviões Kuznetsov foi destruído por um guindaste. Até agora, a Rússia não conseguiu consertar o porta-aviões, Pode-se ver que o porta-aviões é um sistema de engenharia muito complexo. Se o porta-aviões for entregue à China para reparos, Talvez já tenha sido reparado.

Termo1

Normal, os EUA copiaram até o idioma inglês da Inglaterra. kkk

Slow

Enquanto isso nós usamos quase tudo que vem de la não sabemos desenvolver/produzir nada 100% nacional e “ adoramos ” falar mal da China como se o Brasil fosse melhor em alguma coisa que ela .. se cópia e colar fosse facil qualquer pais séria uma potência .

Professor

Desculpe, mas somos sim melhores e muito melhores que eles em pelo menos uma coisa: LIBERDADE. Eles são uma nação de escravos bem mandados por uma elite amoral, inescrupulosa e cínica. Perseguem os cristãos, aliás perseguem qualquer religião. O deus deles chama-se Jiping….

Adriano Madureira

Liberdade não está em pauta Professor, e sim avanço tecnológico, educação, nível de escolaridade.

Os chineses investem em educação, universidades, centros tecnológicos, joint-venture com associações educacionais respeitadas, bolsas de estudo e estão seguindo marchando para o objetivo deles.

Os escravos chineses tem um salário mínimo bem acima do brasileiro, um trabalhador industrial chinês ganha mais do que um brasileiro, o salário médio de um trabalhador chinês já ultrapassa até a de países europeus.

elite amoral, inescrupulosa e cínica”.

Qual a diferença da daqui?! Parece até que somos um primor de exemplo ao mundo…

Adriano Madureira

Basta ver tambem o tempo de construção de suas corvetas, fragatas e cruzadores…

Maurício.

Na minha opinião, no quesito equipamentos de defesa, não tem nada mais bonito que um porta aviões lotado de aviões, eu lembro que na guerra do Afeganistão e Iraque, eu achava(e ainda acho) a coisa mais linda do mundo os porta aviões americanos lotados de aviões.

Zorann

Parabéns aos chineses…

Adriano Madureira

Que imagem de poder ! Isso é uma marinha…
comment image

Heli

Interessante como a terceira catapulta é muito proxima ao final do convoo

Piassarollo

Note que as catapultas tem uma distância aproximada entre ambas, talvez seja este o motivo da catapulta lateral ficar bem rente ao final do convés de vôo. Mais o fato desta ter que ficar bem direcionada para frente, afim de aproveitar ao máximo o vento relativo. São as conclusões de um entusiasta e curioso. Abs

Matheus S

Eu acho que a relação com o vento se encaixaria mais em um NAe com sky-jump, esse sistema de lançamento depende do vento.

Piassarollo

Pelo que sei os Naes catobar também necessitam de vento relativo, pois existem algumas variáveis. Ausência de vento, aeronave carregada, etc.

Matheus S

Isso eu não saberia informar, por isso fiquei na dúvida. Eu imagino que deva ser apenas em casos de averiguar a direção do vento em relação ao NAe, pois na hora de catapultar, a aeronave pode perder a força. Lançar uma aeronave apenas na ausência de vento significaria que o CATOBAR ainda tem grandes restrições de decolagem, uma coisa que eu tenho certeza que não é verdade. Pra mim, se o vento for realmente muito impactante na hora da decolagem seria na direção do vento, eles iriam analisar e ver qual a posição do NAe em relação ao vento para… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Exato, não havia recesso à bombordo (em resposta ao Leandro em matéria anterior, troquei bombordo por boreste, erro crasso meu) pra um terceiro elevador no type 003. Coincidentemente, boreste tem sido palavra muito recorrente nas ultimas matérias do PN.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Mk48, a MB trocou estibordo (starboard) por boreste. Segundo a própria MB:
https://www.marinha.mil.br/tradicoes-navais/conhecendo-o-navio

Alex Barreto Cypriano

A posição da chaminé da ilha parece mais próxima do fosso à ré. Como as plataformas de maquinas auxiliares foram concentradas entre ambos os fossos, que estão sobre as salas de máquinas, os uptakes da propulsão da(s) sala(s) de vante vão interferir nos conveses abaixo do hangar até chegar na ilha mais recuada. Ou não, se as máquinas à vante não forem dependentes do ar… Notavelmente, na ilustração o JBD da catapulta 2 invade a pista de pouso, geometria desfavorável a operações concomitantes de pouso e decolagem. Quem mais está curioso pra saber detalhes sobre o EMALS chinês? Peguemos nossas… Read more »

Matheus S

Não há operações concomitantes de pouso e decolagem. Nem a USN faz isso e muito menos o PLAN fará isso.

A interferência das catapultas nas zonas de pouso é normal e não tem problema, porque nos porta-aviões a partida e a recuperação não são ao mesmo tempo. A área da proa é usada para armazenar aeronaves que acabam de chegar e a zona de pouso é usada para armazenar aeronaves prontas para serem catapultadas.

O que pode afetar é o JBD ao lado do elevador dianteiro, isso pode impactar no uso simultâneo tanto da decolagem quanto no uso do elevador.

Last edited 3 anos atrás by Matheus S
Matheus S

Apenas para ilustração a diferença:

Alex Barreto Cypriano

Um bom achado essa ilustração, Matheus. Copiei.

Piassarollo

Matheus, a operação das catapultas de vante não interferem na operação de pouso, elas podem acontecer simultaneamente. Não sei dizer se existe alguma norma de segurança que proíba isso. Quem puder colaborar trazendo mais informações sobre lançamento e recuperação de aeronaves simultaneamente no convoo de um NAe, tiraria essa dúvida.

Piassarollo

Complementando, sobre as operações de pouso e decolagem, somente nos Nae americanos e no Nae CDG francês. Pois os demais sendo stobar possuem peculiaridades distintas de pouso e decolagem.

Matheus S

Sim. É norma de segurança. Para evitar acidentes no convés. Veja bem, a USN por razões de segurança também, nunca deixa duas aeronaves decolar simultaneamente no convés, mesmo que estejam separadas por uma distância grande, a decolagem ocorre de 2-3 segundos por aeronave para evitar acidentes.

Você está correto. As catapultas à dianteira não interferem na operação de pouso no NAe, e isso pode ser realmente realizado, mas por razões de segurança há essa medida para evitar o pouso e decolagem ao mesmo tempo afim de evitar transtornos.

Alex Barreto Cypriano

Matheus, parece que podem existir lançamentos simultâneos, ao menos duas aeronaves por vez como se pode ver na foto. A aeronave mais enjoada pra decolar é justamente o HawkEye por sua grande envergadura que toca as foul lines das bow cats. Os SuperHornets são tranquilos por serem relativamente diminutos. Bem, diz-se que um Nimitz bota 4 jatos no ar por minuto (um por cada 15 segundos); mas acho que pode ser mais rápido que isso.

Matheus S

Sim. Pode ocorrer lançamentos simultâneos, mas a USN efetivamente emprega o tempo de 2-3 segundos por lançamento, independentemente do tipo de aeronave catapultada. Eu disse isso já na matéria anterior sobre a catapulta EMALS dos chineses do 003. A USN não costuma lançar mais de um avião por vez, mesmo em grandes porta-aviões padrão com quatro catapultas. Em vez disso, eles podem preparar quatro aeronaves e, em seguida, lançá-los com uma breve separação entre os lançamentos por segurança. Existem vários motivos para a separação dos lançamentos dessa forma. a)O problema de controle de tráfego aéreo ao redor do navio é simplificado para… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Você se refere a este modo de usar o convoo, certo? Mas não tem só esse modo, existem variações: nos “qual/requal” o jato pousa, taxia, engancha e é lançado ou enquanto se lança os últimos jatos do ciclo atual nas bow cats os jatos do ciclo anterior estão pousando.

Matheus S

Basicamente sim.

Piassarollo

Amigo submarinista, tu tinhas razão, nestas fotos só aparecem dois elevadores. Pra um navio de mais de 300m e três catapultas, não faz muito sentido ter só dois elevadores. Sei não, ainda aposto que vai ter pelo menos três, abs

Matheus S

Para um navio deste tamanho, ter apenas 2 elevadores é uma escolha de design altamente questionável. Mesmo que cada elevador seja extragrande e possa acomodar 2 aeronaves para suportar uma alta taxa de surtida, ter um elevador quebrado ou com defeito significa uma penalidade de 50% para as operações aéreas. Eu acho que 3 ou 4 elevadores é mais razoável, incluindo pelo menos um elevador de bombordo. Mas se esse servir de experiência para as classes futuras de NAe, faz sentido ter apenas 2 elevadores à medida que vai ganhando experiência com operações CATOBAR, no 004 com a experiência suficientemente adquirida do… Read more »

Piassarollo

Ótima colocação, pensa se estraga um elevador? Ficar só com um? Um risco muito grande.

Matheus S

É confiar né. Mas vão ser 2 elevadores mesmo.

Sincero Brasileiro da Silva

Enquanto isso num certo país, a Marinha navega em terra, por falta de navios decentes…

Lucas

Mas as recepções com “rega-bofe” para trocas de cargo de qualquer oficial continuam.
E o cooper dos Almirantes as 17hs em Copacabana tá garantido.

Navio de Guerra pra quê?

Piassarollo

A ignorância é vizinha da maldade, já dizia um ditado árabe. Enquanto as pessoas não conhecerem a instituição, forças armadas, irão só ficar replicando fofocas e informações não verdadeiras. Nosso país não valoriza os militares, porque na maioria das vezes desconhece o que é ser militar, desconhece a importância que as FA possuem, notadamente em um país tão grande e rico como o nosso. Estamos aquém do que deveríamos estar? Certamente, mas não por falta de esforço de nossos militares. Essa é a minha opinião.
Abs

Filipe

Pela capa da revista dá pra ver que ainda teremos muitos navios chineses , CVN Type 004 de 110 mil Toneladas, SSBN Type 096 de 18 mil Toneladas, SSGN Type 095 de 7900 Toneladas, os sistemas já lançados Type 003 , Type 055 e Type 075.

Joanderson

E impressão minha ou a china ta abandonando o conceito soviético e adotando um mais ocidental na construção de porta aviões?

Matheus S

Os chineses querem ter seu próprio CVN, o conceito real desse modelo de NAe é o americano, na maior parte do design, ele será em essência um quase autêntico NAe americano.

Tem uma foto de um modelo CVN que eles pretendem usar como base para o design de um modelo chinês, a comparação é inevitável, esse modelo está no museu naval de Qingdao.

Filipe

Russos e Chineses são fanáticos pelas Inovações Americanas, eles reconhecem a superioridade tecnológica dos EUA.

Matheus S

EUA se tornou a superpotência a ser superada. É normal isso acontecer.

Mas os russos não conseguem acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos americanos atualmente, não conseguiram nem quando eram a URSS e detinha 1/2 da economia americana, não vai ser agora com uma economia 10x menor.

O trabalho agora passou para os chineses.

Alexandre

Na última foto da matéria, o que é o PA menor a direita? Não parece ser o Liaoning nem o Shandong

Matheus S

É o 003. O do meio é o 004.

Claudio QUADROS

Mais alvo para submarino pacífico

Top Gun Sea

O bichão está tomando forma!