Após 38 anos de serviço, quase 2.300 reabastecimentos no mar e mais de 1 milhão de milhas náuticas navegadas, o navio de comando e reabastecimento – Bâtiment de Commandement et de Ravitaillement (BCR) – Var deixou o serviço ativo em 1 de julho de 2021

O BCR Var retornou a Toulon em junho, após ser desdobrado na missão Clemenceau 21. Durante quatro meses, o navio fez parte do Carrie Strike Group (CSG) liderado pelo porta-aviões Charles de Gaulle. Durante esta missão, realizou mais de 50 reabastecimentos no mar, incluindo o porta-aviões Charles de Gaulle, bem como os navios estrangeiros que participaram na missão.

O BCR Var foi comissionado em 1983. Sua principal missão era fornecer suporte logístico e material aos navios desdobrados: combustível, água, alimentos, munições, medicamentos e peças de reposição. O Var foi o terceiro dos cinco navios-tanque de reabastecimento da classe “Durance”. Por muitos anos foi o navio do Almirante Comandante da Zona Marítima do Oceano Índico (ALINDIEN).

O navio participou de várias missões, incluindo o reabastecimento da força durante a Operação Harmattan na Líbia em 2011, comandando a Força-Tarefa Combinada 150 no Oceano Índico em 2015 e participando da Operação Hamilton na Síria em 2018.

Para suceder aos BCRs, quatro novos navios de reabastecimento – também chamados de navio de abastecimento das Forças, Bâtiment Ravitailleur de Forces (BRF) – serão comissionados entre 2023 e 2029. Esta renovação é necessária para manter a autonomia estratégica da França e permitirá à França conduzir operações a longo prazo. Os BRFs têm maior capacidade de transporte de cargas e combustíveis e proporcionarão missões de apoio e back-up às forças desdobradas.

Sobre os BRF – Bâtiment Ravitailleur de Forces classe Chevallier

A construção do primeiro de quatro novos navios-tanque de reabastecimento para a marinha francesa (Marine Nationale) começou em maio de 2020 no estaleiro Chantiers de l’Atlantique em cooperação com o Naval Group. Os futuros navios serão conhecidos como classe Jacques Chevallier.

O Chantiers de l’Atlantique e Naval Group assinaram um contrato para a construção de quatro embarcações de abastecimento em janeiro de 2019. As embarcações deverão ser entregues entre o final de 2022 e 2029. Faz parte de um programa franco-italiano liderado pela OCCAR (Organização Conjointe de Coopération en matière d’Armement – Organização para a Cooperação Conjunta de Armamento), em nome da agência francesa de aquisições para a defesa (DGA) e do seu homólogo italiano NAVARM. Como tal, o projeto do BRF francês é baseado no LSS (classe Vulcano) da Marinha Italiana projetado pela Fincantieri.

Principais características das embarcações BRF

  • Tonelagem bruta: 28.700 GRT
  • Deslocamento em plena carga: 31.000 toneladas
  • Comprimento total: 194 m
  • Boca total: 27,60 m
  • Acomodações: 190 pessoas (incluindo 130 membros da tripulação e capacidade para 60 passageiros)
  • Porte bruto total: 14.870 toneladas
  • Volume de frete: 13.000 m3
  • Capacidade instalada total: 24 MW
  • Artilharia: canhões de 40 mm
  • Polaris® Combat Management System

FONTE: Naval News

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments