A agência de notícias sul-coreana Yonhap relatou que a Coreia do Sul testou pela primeira vez um míssil balístico lançado por submarino (SLBM) de uma barcaça submersa enquanto a Marinha da República da Coreia (RoKN) se prepara para introduzir seu primeiro submarino da classe “Dosan Ahn Changho” (KSS-III) equipado com SLBM em um futuro próximo.

A Coreia do Sul está desenvolvendo um SLBM baseado no míssil balístico superfície-superfície Hyunmoo-2B (também conhecido como Hyeonmu-2B) com um alcance de voo de cerca de 500 quilômetros. Ele será usado em submarinos da classe de 3.000 toneladas ou maiores.

Os submarinos da classe “Dosan Ahn Changho” são a fase final do programa Submarino de Ataque Coreano, um programa de três fases para construir 27 submarinos de ataque para a Marinha da República da Coreia entre 1994 e 2029.

Eles também terão muitas outras melhorias em comparação com seus antecessores, construídos com um maior grau de tecnologia sul-coreana, especialmente nos últimos lotes, que incluirão baterias de íon de lítio Samsung SDI. O navio líder, Dosan Anh Changho, foi lançado em 2018. Ele começou os testes no mar em 2019 e estava pronto para operar em 2020.

De acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa, a classe “Dosan Ahn Changho” está equipada com o Sistema de Lançamento Vertical Coreano, que será capaz de transportar até dez mísseis de cruzeiro de ataque terrestre “Chonryong” autóctones e mísseis balísticos lançados por submarino “Hyunmoo” (SLBM), tornando-se os primeiros submarinos da Marinha sul-coreana a ter esse tipo de capacidade.

Capazes de deslocar mais de 3.800 toneladas submersos durante os testes de mar, eles são os maiores submarinos convencionais já construídos pela Coreia do Sul.

O Hyunmoo é o único míssil balístico com engenharia reversa da Coreia do Sul que foi realmente implantado, ele foi baseado no Nike Hercules norte-americano. O Hyunmoo-2A foi a primeira tentativa da Coreia do Sul de desenvolver um míssil balístico nativo mais recente com um alcance maior, sobre Hyunmoo-1.

Devido a um acordo em 2001 com o MTCR (Missile Technology Control Regime), o alcance do míssil foi limitado a 300 km. É transportado por um transporter erector launcher (TEL) de 4 eixos. Eventualmente, o alcance do míssil foi aumentado para 800 km, o que estimulou o desenvolvimento de Hyunmoo-2B e Hyunmoo-2C.

Lançamento do Dosan Ahn Changho em 2019
Míssil balístico Hyunmoo 2
Silos SLBM do KSS-III

Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments