Destróieres Type 45 da Royal Navy vão receber sistema de mísseis antiaéreos Sea Ceptor
Os destróieres Type 45 da Grã-Bretanha serão equipados com o novo sistema de mísseis antiaéreos de curto alcance Sea Ceptor como parte de uma atualização mais ampla da capacidade de armas e do sistema de comando e controle associado.
A fabricante de mísseis MBDA UK vai integrar seu Common Anti-Air Modular Missile, ou CAMM, em um sistema atualizado de comando e controle Sea Viper usado pelo navio de guerra.
Os seis destróieres antiaéreos Tipo 45 da Marinha Real estão atualmente equipados com mísseis Aster 15 de curto alcance e Aster 30 de longo alcance projetados pela Eurosam, que, junto com o radar Sampson, é conhecido localmente como sistema Sea Viper.
De acordo com o plano de atualização, o Aster 15 será substituído pelo CAMM, o sistema C2 receberá um grande impulso no poder de processamento e o Aster 30 poderá passar por uma atualização de meia-idade anunciada recentemente.
No geral, o investimento em melhorias de letalidade no Type 45 chega a £ 500 milhões (US$ 692 milhões), disse o Ministério da Defesa. A maior parte desses gastos está relacionada a atualizações do Aster 30.
A atualização do Aster 30 é um contrato trinacional de sustentação e aprimoramento entre o Reino Unido, a França e a Itália.
O MoD disse que células lançadoras verticais adicionais também estão sendo instaladas para o CAMM, permitindo um aumento significativo no número de mísseis de defesa aérea disponíveis.
“Para facilitar a introdução do CAMM, um novo silo de 24 mísseis será adicionado à vante dos atuais 48 silos de mísseis Aster 30, aumentando assim a capacidade geral de mísseis dos navios em 50 por cento. Isso resultará em uma capacidade total de 72 mísseis antiaéreos por destróier”, disse o ministério.
As 48 células de lançamento vertical Sylver existentes no Type 45 serão exclusivamente para o míssil Aster 30 de longo alcance.
A revisão planejada do primeiro destróier equipado com CAMM está programada para ser concluída no verão de 2026.
Os navios de guerra serão equipados com o novo míssil e os lançadores verticais adicionais durante a manutenção programada e os esforços de atualização, que também incluem um programa de melhoria substancial da propulsão.
A arma é principalmente para defesa aérea de área local e próxima contra alvos de alta velocidade, mas o ministério disse que o CAMM também dará ao Type 45 a capacidade de engajar efetivamente pequenas embarcações de ataque rápido, helicópteros pairando e alvos de baixa velocidade.
O Vice-Comandante da Frota da Marinha Real, Vice-Almirante Jerry Kyd, disse que os programas fornecerão uma capacidade excepcional para a linha de frente, “garantindo que a Marinha Real permaneça posicionada para defender a frota de superfície e, mais importante, o grupo de ataque do porta-aviões, contra ameaças aéreas complexas, tanto agora como no futuro.”
O CAMM entrou em serviço a bordo de uma fragata Type 23 em 2018 e está programada para ser instalada nas novas fragatas das classes Type 26 e Type 31 em construção. O míssil também foi adquirido pelo Exército Britânico para defesa aérea.
O Sea Ceptor, para o qual existe uma variante de alcance estendido, proporcionou negócios de exportação substanciais para o braço britânico da MBDA. Os clientes incluem Brasil, Canadá, Nova Zelândia, Chile e pelo menos um país não identificado.
FONTE: Defense News