Status da construção do novo porta-aviões chinês Type 003 – julho 2021
Nova imagem de satélite mostra o avanço na construção do terceiro porta-aviões chinês, o Type 003.
Segundo análise da imagem feita pelo CSIS – Center for Strategic and International Studies, o navio terá comprimento de 318 m, largura máxima do convoo de 78,1 m, comprimento do elevador de 20 m e comprimento da ilha de 41,8 m.
Por outro lado, analistas de fóruns chineses indicam um comprimento ainda maior, chegando a 320 metros.
Entre as discussões interessantes que acontecem sobre o novo porta-aviões chinês, é o impacto que três catapultas eletromagnéticas e dois elevadores produzirão na geração de surtidas do grupo aéreo.
De acordo com um relatório da Marinha dos EUA, em operações normais se usa apenas 2 ou 3 catapultas. Portanto, a diferença de 3 para 4 não será tão importante para a taxa de geração de surtidas.
Porém, uma catapulta adicional (como nos Nimitz e Ford) fornece mais redundância em caso de falha em alguma delas e pode melhorar um pouco a taxa de geração de surtidas em situações de emergência.
Se o EMALS chinês funcionar sem problemas, ele deverá ser mais eficiente que a catapulta a vapor, resultando em uma taxa de geração de surtida de 90% da taxa da classe Nimitz.
De acordo com as concepções artísticas feitas do Type 003, o navio poderá embarcar até 48 aeronaves de asa fixa, como o J-15 e o futuro J-31/J-35, além de outras aeronaves.
Os atuais porta-aviões chineses Liaoning (Type 001) e Shandong (Type 002), podem levar 24 e 36 aviões respectivamente.
O lançamento ao mar do Type 003 agora parece mais perto do que o previsto e pode ocorrer ainda em 2021.
Veja abaixo as concepções artísticas mais recentes do Type 003, via bilibili/西葛西: