MOSCOU, 19 de julho (Reuters)A Rússia disse na segunda-feira que testou com sucesso um míssil de cruzeiro hipersônico Tsirkon (Zircon), uma arma que o presidente Vladimir Putin apregoou como parte de uma nova geração de sistemas de mísseis sem igual no mundo.

O ministério da defesa disse em um comunicado que o míssil havia sido disparado da fragata Admiral Gorshkov, um navio de guerra localizado no Mar Branco, e viajou a cerca de sete vezes a velocidade do som (Mach 7) antes de atingir um alvo terrestre na costa do Mar de Barents mais de 350 km (217 milhas) de distância.

“As características táticas e técnicas do míssil Tsirkon foram confirmadas durante os testes”, disse o ministério.

Alguns especialistas ocidentais questionam o quão avançada é a nova geração de armas da Rússia, embora reconheçam que a combinação de velocidade, capacidade de manobra e altitude dos mísseis hipersônicos os torna difíceis de rastrear e interceptar.

A Rússia planeja instalar o sistema de mísseis Tsirkon em seus submarinos e navios de superfície.

Putin anunciou uma série de novas armas hipersônicas em 2018 em um de seus discursos mais belicosos em anos, dizendo que eles poderiam atingir quase qualquer ponto do mundo e escapar de um escudo antimísseis construído pelos EUA.

No ano seguinte, ele ameaçou instalar mísseis hipersônicos em navios e submarinos que poderiam estar à espreita fora das águas territoriais dos EUA se os norte-americanos adotassem armas nucleares de alcance intermediário na Europa.

Washington não implantou esses mísseis na Europa, mas Moscou teme que isso aconteça.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments