Pentágono ciente do teste do míssil Zircon da Rússia, considera que é desestabilizador, diz porta-voz

124

Fragata lançando o míssil hipersônico Zircon

WASHINGTON (Sputnik) – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está ciente do teste russo de seu míssil hipersônico Zircon que ocorreu no dia 19/7 e o considera uma atividade desestabilizadora, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, na segunda-feira.

“Certamente, estamos cientes das alegações do presidente russo Vladimir Putin sobre os sistemas de mísseis hipersônicos”, disse Kirby em uma coletiva de imprensa. “É importante observar que os novos mísseis hipersônicos da Rússia são potencialmente desestabilizadores e apresentam riscos significativos porque são sistemas com capacidade nuclear.”

Na manhã de segunda-feira, o Ministério da Defesa russo disse que a fragata Admiral Gorshkov, disparou com sucesso um míssil hipersônico Zircon contra um alvo terrestre localizado a uma distância de mais de 350 quilômetros (217 milhas).

“Nas águas do Mar Branco, a fragata líder do projeto 22350, almirante da Frota da União Soviética Gorshkov, disparou um míssil de cruzeiro hipersônico Zircon contra um alvo terrestre localizado na costa do Mar de Barents”, informou o Ministério da Defesa da Rússia disse em um comunicado.

“De acordo com dados de controle objetivo, o míssil Zircon atingiu o alvo com sucesso por um impacto direto a uma distância de mais de 350 quilômetros”, dizia o comunicado.

As características táticas e técnicas do míssil Zircon foram confirmadas nos testes. A velocidade do voo era cerca de sete vezes a velocidade do som (Mach 7).

Uma fonte disse ao Sputnik em maio que a Rússia iria concluir os testes do Zircon para navios de superfície até o final deste verão, enquanto os testes de estado do sistema de mísseis para lançamento em superfície e subaquático deveriam ser concluídos até o final de 2021.

Em janeiro, o vice-ministro da Defesa russo, Alexey Krivoruchko, disse que os testes estatais do míssil hipersônico Zircon culminariam em 2021 com lançamentos de submarinos, abrindo caminho para a produção em série para a Marinha Russa em 2022.

Em 2020, três lançamentos de teste do Zircon foram realizados a partir da fragata Admiral Gorshkov, dois deles atingindo alvos marítimos e um atingindo um alvo terrestre.

FONTE: Sputnik News

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments