Marinha dos EUA testa mísseis Standard Missile-6 Dual II contra mísseis balísticos
WASHINGTON – A Agência de Defesa de Mísseis dos EUA (MDA), em cooperação com a Marinha dos EUA, conduziu o Flight Test Aegis Weapon System 33 na ampla área oceânica a noroeste do Havaí em 24 de julho.
O objetivo do FTM-33 era interceptar um ataque de dois alvos de mísseis balísticos de curto alcance com quatro mísseis Standard Missile-6 Dual II.
Com base nas observações iniciais, um alvo foi interceptado com sucesso. Neste momento, não podemos confirmar que o segundo alvo foi destruído.
O FTM-33 foi a missão mais complexa executada pelo MDA (um ataque de dois alvos de teste e duas salvas SM-6 Dual II consistindo em quatro mísseis). Foi o terceiro teste de voo de uma embarcação equipada com Aegis BMD usando o míssil SM-6 Dual II.
O FTM-33, originalmente programado para dezembro de 2020, foi atrasado devido a restrições na movimentação de pessoal e equipamentos com o objetivo de reduzir a disseminação do COVID-19.
Os funcionários do programa continuarão a avaliar o desempenho do sistema com base nos dados obtidos durante o teste.
O navio que realizou os disparos para o teste foi o USS Ralph Johnson (DDG 114).
O míssil SM-6 Dual II é projetado para uso na fase terminal de uma trajetória de míssil balístico de curto a médio alcance.
Sobre a MDA: a missão da MDA é desenvolver e implantar um Sistema de Defesa de Mísseis em camadas para defender os EUA, suas forças desdobradas, aliados e amigos de ataques com mísseis de todos os alcances em todas as fases de voo.
FONTE: US Navy