LIG-Nex1 perto de ganhar concorrência para o Close-In Weapons System-II da Marinha da Coreia do Sul
A LIG-Nex1, empresa aeroespacial e de defesa da Coreia do Sul, provavelmente será selecionada para produzir a versão localizada do Close-In Weapon Systems-II (CIWS-II), cujo desenvolvimento está sendo liderado pelo governo sul-coreano para melhorar as defesas navais, de acordo com a empresa no domingo.
Um porta-voz da LIG-Nex1 disse que a empresa recebeu a pontuação mais alta durante uma avaliação de propostas para o projeto de desenvolvimento do sistema CIWS-II promovido pela Defense Acquisition Program Administration (DAPA).
Como resultado, espera-se que a LIG seja selecionada como o licitante preferida para o projeto de desenvolvimento do sistema CIWS-II.
A DAPA planeja começar a desenvolver o CIWS-II neste ano e investir 320 bilhões de won (US$ 277,7 milhões) para concluir o projeto até 2030.
O CIWS-II é um sistema de arma de defesa de ponto crucial para detectar e destruir mísseis a curta distância e aeronaves inimigas que penetrem nas defesas externas. É normalmente montado a bordo de navio de guerra. Quase todas as classes de navios de guerra modernos maiores são equipados com algum tipo de dispositivo CIWS.
Um sistema CIWS-II em um navio é ativado se mísseis inimigos romperem as defesas dos sistemas de mísseis superfície-ar.
Os dispositivos CIWS atuais a bordo dos navios existentes da Marinha Sul-Coreana foram adquiridos de fabricantes estrangeiros, nomeadamente da Thales, e utilizam radares mecânicos.
O projeto de desenvolvimento local da DAPA para uma versão autóctone do CIWS-II fará uso de radares de varredura eletrônica ativa (AESA) desenvolvidos localmente a fim de implementar funções de monitoramento mais precisos e rápidos em comparação com os radares do tipo mecânico atualmente empregados.
De acordo com o porta-voz, o sistema de radar AESA do CIWS-II da LIG-Nex1 contará com capacidades aprimoradas de detecção de mísseis atacantes. “Uma vez que as ameaças de mísseis a navios aumentaram à medida que os mísseis se tornaram mais rápidos, o sistema CIWS-II da LIG-Nex1 representa uma atualização doméstica significativa nos sistemas CIWS existentes atualmente implantados pela Marinha”, disse o porta-voz.
O CIWS-II da LIG-Nex1 usa as mesmas especificações de tubo e sistema de carregamento de munição que o sistema de armas Goalkeeper atualmente empregado pela Marinha Sul-Coreana, que foi desenvolvido pela empresa holandesa Thales.
O software de tecnologia de radar AESA do LIG-Nex1 já está implantado no KF-21 Boramae, o primeiro caça a jato desenvolvido no país construído pela Korea Aerospace Industries.
O porta-voz acrescentou que a versão localizada do CIWS-II, que provavelmente será desenvolvida pela LIG-Nex1 no futuro com base no resultado da avaliação da proposta preliminar, será montada nos mais recentes navios de guerra da Coreia do Sul, incluindo o KDDX da Hyundai Heavy Industries – destróier que deve ser lançado após 2025, as fragatas FFX Batch-III ou Ulsan, que também estão sendo desenvolvidas pela Hyundai, e porta-aviões leves atualmente em desenvolvimento.
A LIG-Nex1 apresentou anteriormente um modelo de seu sistema CIWS-II na Feira Internacional da Indústria de Defesa Marítima em Busan no início de junho.
FONTE: The Korea JoongAng Daily