HUMOR: Na reunião de alto nível dos militares australianos …
O Secretário de Defesa perguntou a seus funcionários: Eu só quero fazer uma pergunta simples. Vamos gastar 400 bilhões de dólares australianos a mais do que o estimado em despesas militares. Com qual inimigo vamos lutar?
O oficial olhou em volta, parecendo envergonhado. Aí ele hesitou e disse: Isso … é difícil dizer.
Secretário de Defesa: Você só precisa dizer um.
Oficial: Competidor regional.
Secretário de Defesa: Mais especificamente.
Oficial: Competidor no Oceano Índico e no Pacífico.
Secretário de Defesa: Mais específico.
Funcionários: Competidor no Oceano Índico, Ásia e Pacífico.
Secretário de Defesa: Eu preciso do nome de um país!
O oficial fica constrangido: não quero causar tensão.
Secretário de Defesa: Quem está nervoso? Bem, eu forneço o nome de um país, só preciso que vocês acenem.
Secretário de Defesa: China?
Todos concordaram.
Secretário de Defesa: Então, quais interesses gastaremos 400 bilhões de australianos para proteger?
Oficial: Interesses estratégicos!
Secretário de Defesa: Mais específico.
Oficial: Os interesses estratégicos dos oceanos Índico e Pacífico.
O secretário de Defesa interrompeu rapidamente: Bem, eu disse, só preciso que vocês acenem com a cabeça.
Secretário de Defesa: Proteger nossas rotas comerciais?
Todos concordaram.
Secretário de Defesa: Quem é nosso parceiro comercial número um … China?
Todos concordaram.
Secretário de Defesa: Então, gastamos 30 bilhões de dólares australianos por ano para proteger nossas rotas comerciais com a China das ameaças da China?
Todos concordaram.
O Secretário de Defesa disse, impotente: Alguém acha isso estranho?
Show!
¯\_(ツ)_/¯
Muito bom.
O que fazer quando o principal ‘competidor regional’ é o que leva a economia do País nas costas?.
bom motivo pro brasil extinguir as FA.
Afinal de contas EUA/China e EU é parceiro comercial principal kkkk
João, acho que a questão é, onde empregar o dinherio da defesa de forma correta? Obvio que a Australia ou o Brasil nao devem abrir mao das FFAA, mas que tipo e de que tamanho de FFAA elas precisam ser? A resposta, deve ser dada pelos comandantes militares e o serviço de inteligencia. Neste exemplo, os comandantes poderiam argumentar que exatemente por terem esta dependencia forte com a China, ela pode vir a usar isto como barganha contra a Australia! Sendo necessario que a Australia mostre musculatura para nao ficar em desvantagem comercial. O Secretario de Defesa é o representante… Read more »
O certo é ter FAs que sirvam para inovação, vigilância das fronteiras, emprego para missões de paz, emergência ambiental, defesa do espaço nacional não contra “inimigos externos”, mas no combate ao tráfico e situações de nossa realidade (tráfico e milícias).
Você que um Super Corpo de Bombeiros misturado com PF então
Todas essas atividades já possuem órgãos que cuidam disso como atividade primária (não para missões de paz e vigilância de fronteiras apesar da PF fazer isso um pouco). O objetivo prioritário das FA é sim fazer guerra, defender interesses nacionais na força se necessário, como também servir de apoio à diplomacia.
Sim, mas até entrarmos em uma eventual guerra, vamos gastar bilhões em FAs pesadas, de equipamentos envelhecidos, folha de pagamento pesada? Em uma eventual guerra, contando os gastos atuais, estes seriam multiplicados em quantas vezes?
Os cara conseguiu gastar 2 bilhões com churrasco , cerveja e leite condensado e mais algumas coisinhas , fora os 100 mil por mes que Heleno , Braga netto e Mourão estão recebendo .. a guerra é interna ..
“Os cara conseguiu”?!
Barbaridade……..português passou longe!!
Eles não tem comandante-em-chefe para demiti-los por estes gastos?
Pessoal TODOS eles vão e vem, mas os boletos sempre ficam para nós brasileiros pagarmos.
A maioria das instituições públicas sofrem de inchaço de pessoal, a maioria gasta até 95% do orçamento com salário (principalmente as polícias), logo o que leva a crer que esta nova força não faria o mesmo? E o que não serve de motivo de, se as FAs não prestam para a função, pq não desmontar o Estado Brasileiro como um todo? Pois a Polícia não presta, a Justiça não presta e assim por diante. Rs.. Você confunde um problema de gestão com o meio fim (para o qual existem). O meio fim das forças armadas e das demais instituições deve… Read more »
A questão não é extinguir as FA.
È saber que vc quer gastar fortunas para defender rotas comerciais quando seu principal parceiro é que usa essas rotas.
E pior, gastar outra fortuna sabendo que será derrotado pelo seu ‘principal parceiro’ em poucos dias, conforme aqui publicado.
Acho que a Austrália deve sair dessa furada de seguir, como um cachorrinho, os EUA.
Como dizem: ‘Papagaio que anda com morcego dorme de cabeça pra baixo’.
Sai fora dessa, Austrália!
É um quadro humorístico – a lógica subjacente eh a da redução ao absurdo. Daí equivaler Defesa com proteção de rotas comerciais, que, todo mundo sabe, é apenas uma das funções de uma marinha. Não entendo tanto zum zum sobre o assunto que é, pros aussies, piada interna e, pros chinas, free smear campaign.
Se o exército e a marinha continuarem como cabides de emprego é melhor serem extintas mesmo. Elas não servem de nada num conflito de verdade. Se for pra chutar traficantes nas fronteiras e cumprir função de Guarda-Costeira é melhor deixar a PF cuidando disso.
(Notem que poupei a Força Aérea)
Hmmm… Apesar do humor essa peca faz perguntas brutalmente honestas.
Considerando a realidade brasileira e em um exercicio racional livre de constrangimentos ou paixoes, como estas perguntas poderiam ser sinceramente respondidas?
Ocupar território, guarnecer fronteiras de verdade, manter um núcleo preparado para se multiplicar em caso de necessidade, Inteligência e Tecnologia e…só…o resto terceiriza.
“Proteger nossas rotas com a China de ameaças da China” foi magistral.
Excelente!.
O Secretário de Defesa da Austrália acabou com a corrida armamentista no Mundo.
Que sacada de Mestre!
Agora basta ele convencer o Secretário de Defesa da China fazer as mesmas perguntas para os Comandantes militares chineses.
Afinal os principais parceiros comerciais da China são, se não me enganos, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e UE.
Qual o motivo de gastar bilhões em Defesa, se o comercio é entre amigos?
A resposta é simples, não existe amigos, existe apenas interesse. Já viu video qualquer de uma assalto de uma dupla numa moto, quando um deles morre o outro vai embora. E assim que é o mundo. Não existe amizade, existe interesses nacionais
O meu xará está correto!
É… So que para serem amigos os dois lados precisam ver assim… Ai eu pergunto: Quem foi que começou a criar dificuldades ao comercio entre China e UE, China e EUA e China e Austrália?
Pues dejeme decirle mi querido secretario de defensa, que ese es precisamente el juego chino, hacerles pensar que uds no deberian tomar cuidado de ellos porque son su prinicipal socio comercial, o ocaso tengo que recordale los tiempos antes de la segunda guerra mundial?. La china , por si no lo habia percibido esta preparandose para la guerra contra alguien y precisamente uds los autralianos van a ser uno de sus primeros objetivos. No le crean a esos chinos ni el ave maria y asi no se llevaran sorpresas
Ministro da Defesa: Você só precisa dizer um Oficial: Comunistas Secretário de Defesa: Mais especificamente. Oficial: Comunistas que fazem vacinas Secretário de Defesa: Mais específico. Funcionários: Comunistas vermelhos O oficial fica constrangido: Não quero causar tensão Secretário de Defesa: Quem está nervoso? Bem, só preciso que vocês acenem. Secretário de Defesa: China? Todos concordaram. Secretário de Defesa: Então, o que vamos proteger? Oficial: ZEE e pré-sal Secretário de Defesa: Mais específico Oficial: Não acreditamos em vacinas Secretário de Defesa: Rotas comerciais? Navegação litorânea? Todos concordaram. Mas acenaram que não tomam vacinas Secretário de Defesa: Quem é nosso parceiro comercial número… Read more »
Congratulações Esteves, um adendo, …”Oficial: Não acreditamos em vacinas”…
Eles acreditam em vacina e em ações preventivas como uso de mascara.
Agora como diz Bezerra da Silva “MANÉ É MANÉ”.
Não sei mais no que acreditam. Vou fazendo minhas reflexões.
Imagine se ele soubesse de nossos batalhões de dentistas, protéticos, laboratoristas, médicos, garçons, taifeiros, pedreiros, motoristas, arrumadores de casa, jardineiros, pintores de calçadas e de paredes, das festas e medalhas, pensões para solteironas amaziadas, desvios, erros, gastos absurdos, equipamentos inúteis, aviões navais sem porta-aviões, investimentos sem sentido e tanta coisa mais.
O maior parceiro comercial da França em 1939 era … A Alemanha !
O que não adiantou muito para os Franceses.
Porem, as questões são sim pertinentes.
Nesse nível não há muitas respostas binárias e simplórias.
Boa parte dos planejamentos australianos, visam a Indonésia como um rival… E seguindo a linha dessa peça aí, a Indonésia poderia ser uma grande ameaça as rotas comercias de Austrália e China.
Você só fala mel, Bardini. Com raríssimas exceções.
você precisa rever seus conceitos, rsrsrsrs.
Bom….desta forma….aplica-se ao Brasil tambem….o 1o parceiro é a China e o 3o. Parceiro são os EUA….
Um ponto de reflexão….se os dois brigam (EUA Vs China), as rotas de um ou outro ficam em risco…em tese…até eles mesmos deveriam proteger…eu vendo e entrego no balcão…frete e transporte é do cliente….
Reflexão 2….
Não é simples….
O Egito foi celeiro de todos. De Roma depois que Roma conquistou o Egito. Dos Árabes depois que os romanos foram expulsos. Fazer negócios com gente submetida é bacana. Guerras. Ameaças. Inimigos. Existem fronteiras entre o Brasil e a China? Rotas comerciais? Disputas por propriedade industrial? Ocupações? Entraves econômicos? O que ou o quês nos aproximam dos norte-americanos? Pensamos que somos europeus, brancos, luteranos eurasianos. Na verdade somos 45% pardos, 5% negros, temos 85 milhões de brasileiros trabalhando contra 850 milhões de chineses economicamente ativos que acordam todos os dias para trabalhar. Nos EUA 5% estão desempregados. Aqui…20%. 20% de… Read more »
Neegócio é Negócio, amigos a partes.
Se é que vc acredita em amigos quando se fala em soberania do Brasil.rsrsrs
Dando uma passada nas doutrinas dos doutores…
As ameaças que definimos para realizar gastos com Defesa? Comunas.
Rompemos o acordo militar com os americanos descontentes por recebermos trancas, por sermos tratados como piranhas, pelo nosso atraso tecnológico, porque queríamos reatores e o direito de, porque a guerra fria vinha desvanecendo-se.
Quais as sérias ameaças que nos levarão a sustentar conhecimento e pujança soberanica a ponto de botar pra correr psicopatas?
A China não é um inimigo que se enfrenta com espada curta. Musashi Esteves.
correto
Essa foi otima! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vamos lá, desarmem-se! Baixem a guarda, e depois de a irreversibilidade de tal ato se configurar, esperem boa vontade e amizade do outro lado chinês…
Igualzinho um lugar q conheço, em q o embaixador chinês quase ameçou demitir um governo, pq não gostou de certas declarações…
O q o impede de gritar mais alto é o fato desse país, do qual esse governo está no comando, ser responsável por pelo menos 30% da segurança alimentar deles, pq senão…ahhhh
o Patrocinador direto do On the Defence Utopia na Austrália a ABCTV Australiana, pelo belo trabalho o patrocinador oculto manda um Celular Xiaomi para cada participante.
É interessante ver no Twitter os comentários dos australianos sobre este episodio.
Quem garante a soberania do seu pais, O politico ou o Soldado?
Aprendemos com a historia resente do Egito e da Russia quando caiu na armadilha de Hitller.
Se Stálin Tivesse apostado suas fichas no pacto de não agressão assinado com Hitler, não teria (Stálin) se preparado para a guerra. Nem teria invadido a Polônia.
Se não fosse a China a gente iria vender para quem? Economia é via de mão dupla senhor, as decisões de consumidores afetam a vida dos produtores. Se amanhã inventarem uma tecnologia que permita o ser humano viver apenas com água e radiação solar, o que faremos com a soja?
Não acho que será avanço tecnológico. Os chineses buscam expandir a cultura do agronegócio na África para ficar menos dependente do Brasil/EUA.
Resta saber se dará certo, pois os sul africanos tentaram, os europeus tentaram e mesmo assim os líderes africanos não conseguiram criar condições produtivas pro agronegócio.
Tentaram 500 anos atrás, quanta coisa não mudou de lá para cá?
Bugou a cabeça de muita gente agora kkkkkkk
Não sei se os americanos irão conseguir encucar uma paranóia anti China na mente das pessoas, como eles fizeram com os soviéticos/russos por exemplo. A China é um país que não tem se envolvido em guerras à décadas. A matematica do sucesso chinês é simples: tem a maior população do mundo, é só botar esse povo pra trabalhar, estudar, empreender q é sucesso.
Uma piada, apenas uma piada, como diz o mestre carvalho2008, geopolitica é um assunto sério demais a ser descutido, uma piada não a define nem leva a ponderações importantes, apenas nos faz rir.
https://youtu.be/U_uVZqiFnJc
1940.
Que filme, este homem é um gênio, muito a frente de sua época.
Gênio! Brilhante! Em plena ascensão do nazismo ele lançou esse filme, pisando na cara de Hitler. Esses dias assisti novamente esse filme. Chaplin em um de seus melhores momentos.
Não tem nada com a gente…é sobre se vale ou o que vale…se mais vale rugir ou passar pano. Quer valer?
https://youtu.be/oKOftmWGGXk
1959.
Bah…Peter Sellers…..outro gênio. O Rato que Ruge……show!
Ele, nos filmes da Pantera Cor de Rosa, e em vários outros, tb é muito bom.
não conhecia vou assistir.
sobre seu comentário acima…Logo…quando chegar a hora de definir doutrinas e ameaças melhor treinar contra o espelho……
É o que faz uma liderança insana, come suas próprias entranhas.
Kkkkkk
Irônico, não?!
Rsrsrsrs
Oficial: Se os chineses parassem de comprar armas e nos ameaçar ajudaria bastante.
Entendi. EUA, Inglaterra, França nunca usaram forças militares para pressionar parceiros comerciais. Acho que a pessoa que montou a historinha nunca abriu um livro de história ou recebeu um cheque muito bom.
Nem o Zeus verdadeiro, lá do Olimpo, faria comentário melhor.
No primeiro moemento parece engraçado, até uma guerra EUA China seria hilário se analisado como nesse vídeo, mas a China pode ser futuramente uma ameaça para a Austrália, não por sua ligação com a China, mas com a Europa, America e Oriente Médio, deixar a China muito poderosa na região com capacidade de dizer quem passa ou deixa de passar pelo mar do sul da China é perigoso para a Austrália.
Ridículo. Nem a piada é boa. E esse assunto não é uma piada
Os maiores inimigos do Brasil estão dentro das nossas fronteiras e falam português>
Estão em Brasília, e o pior, nós os elegemos.
Isso é o que querem. É o que querem que pensemos. Que todas as elites, que a classe política, que as castas de pensadores são parasitas.
Somos uma nação de…de…impressionante como perdemos o equilíbrio e a razão. Somos atraídos pela falta de esforço. Consideramos que a vida vem e vai pelo balanço das águas do mar.
Se queremos um país diferente governado por gentes que pensam devemos aprender a exigir. Ou não os escolhemos mais.
Fizeram Brasília porque o Rio ficou como é. Um morro de providências.
Em razão de nossas necessidades de segurança e satisfação, somos por natureza um animal social, portanto um ser político. Civilidade, do latim civitas, do grego pólis, do latim Res publica (coisa pública), do grego, tá polítika, negócios públicos dirigidos pelo cidadão livres e iguais.
O negacionismo como negação da pandemia, negação da democrácia, com a sinteza, todos os políticos são iguais todos roubam, todos que pensam diferente são traídores da pátria, portantos somos excepcionais, é uma afrontou valores democráticos sem romper definitivamente com a democracia, isso lembra alguma parte da história?
Estamos caminhando para a noite dos cristais. Mas…as vitrines e fachadas são as nossas casas.
Terrível.
Eu vejo da mesma forma Esteves, so oro a Deus para que eu esteja errado e seja apenas um tropeço no desenvolvimento do Brasil.
Positivei Nilo, so para cotrariar os dois negativistas do lado, hehehe.
Eu vi,aprovaram logo 6 bilhoes para comprar armas kkkk ,a estrategia de guerras deles sao bem planejadas !!!!!
Então não ele dever lembra o quê houve durante a segunda guerra mundial quando os japoneses estavam na portas da Austrália, não é porquê vc vende e comprar deles que isso ai pode mudar rápido e igual ao vento,
Como diriam os antigos: “evidente por si”…
?