Golfo de Taranto, mar Jônico. No dia 30 de julho, o caça F-35B da Marinha Italiana (Marina Militare) pousou pela primeira vez a bordo do porta-aviões Cavour, após a atividade de teste e certificação realizada com aeronaves dos EUA durante a campanha “Ready for Operations” (RFO) concluída no final de abril deste ano. Esta é a terceira aeronave cedida à Marinha e acaba de ser aceita na montadora de Cameri (NO), enquanto as duas anteriores estão nos Estados Unidos para apoiar o treinamento de pilotos das Forças Armadas italianas.

“Hoje estamos testemunhando o pouso no porta-aviões Cavour do primeiro F-35 da Marinha Italiana: um grande passo em direção ao objetivo estratégico de dotar a Defesa e a Itália de um porta-aviões equipado com a última geração de aeronaves. Uma capacidade que nos projeta como uma elite de poucos países do mundo, elevando assim o nível e o peso internacional da Itália”, disse o Chefe do Estado-Maior da Marinha Italiana, almirante Giuseppe Cavo Dragone.

A chegada da aeronave representa uma etapa fundamental no processo de substituição dos Harriers AV-8B Plus. A Marinha espera obter a capacidade operacional inicial (IOC) até 2024 e, posteriormente, a Capacidade Operacional Final – FOC, após a entrega do último F-35B à Marinha.

Sua chegada a bordo permite aos pilotos iniciarem em breve o treinamento para a aquisição da chamada “Capacidade Bravo”, ou seja, a habilitação para pouso e decolagem do convés de voo dos navios da Marinha, que no caso de aeronaves de asa-fixa operando em porta-aviões, é chamada Carrier Qualification (CQ).

Durante os Sea Trials, realizados no Oceano Atlântico, na costa leste dos Estados Unidos, duas aeronaves americanas F-35B equipadas para as atividades de teste, embarcaram no Cavour, completaram todos os testes planejados, realizando mais de 50 missões de voo, em diferentes condições climáticas e de mar, atividades noturnas, cerca de 120 pousos verticais e tantas decolagens curtas com a ajuda do ski-jump, bem como atividades de decolagem vertical. A prova de mar exigiu um enorme empenho das equipes envolvidas tanto no convés de voo e no hangar do porta-aviões como nas instalações operacionais da unidade, de onde eram geridas as atividades de voo. A bordo do porta-aviões, conseguiu-se uma integração extraordinária entre o pessoal italiano e americano, um verdadeiro valor agregado para garantir que as delicadas atividades dos F-35Bs fossem conduzidas com segurança, obtendo a máxima eficácia.

A campanha Ready For Operations (RFO), que durou 3 meses, em que o Cavour viajou mais de 15.000 milhas náuticas, reafirmou fortemente o vínculo cooperativo da Marinha Italiana com a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

O Cavour também conduziu atividades de certificação do convoo para operar o tiltrotor MV-22 “Osprey” operado pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos. A aeronave MV-22 “Osprey” é uma aeronave bimotor, com capacidade de decolagem e pouso vertical graças aos rotores basculantes. A principal função da aeronave é apoiar operações anfíbias, transportando tropas, equipamentos e suprimentos para unidades navais equipadas com convés de voo e bases terrestres. Outro elemento agregado à interoperabilidade com as Forças Armadas dos Estados Unidos e à capacidade de projeção no mar e a partir do mar.

FONTE: Marinha Italiana

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