Duas fragatas britânicas Type 23 serão oferecidas à Grécia como parte dos esforços de venda das Type 31
O jornal britânico The Times noticiou que as fragatas Type 23 HMS Monmouth e HMS Montrose serão doados à Grécia como parte dos esforços para “adoçar o negócio” de vender à Marinha Grega o projeto da fragata Type 31.
“Dois dos navios de guerra antigos e aposentados da Grã-Bretanha serão oferecidos à Marinha Helênica para ajudar a Babcock International a ganhar um acordo multibilionário com a Grécia para construir novas fragatas e atualizar sua frota.”
Em março, foi anunciado que a Montrose, bem como a Monmouth, seriam desativadas antes do planejado como parte da Revisão Integrada da defesa. Em 2021, a Montrose permaneceu desdobrada a leste de Suez, mas estava programada para retornar ao Reino Unido em 2022, cinco anos antes do planejado anteriormente. Quanto à HMS Monmouth, ela foi desativada no dia 30 de junho de 2021, deixando a Marinha Real com 12 fragatas.
A Babcock está oferecendo para a Marinha Helênica a Fragata de Emprego Geral Arrowhead 140, o design no qual a Fragata Type 31 é baseada.
David Lockwood, CEO da Babcock International liderou uma série de reuniões na Grécia com figuras importantes da indústria, funcionários do governo e empresas da cadeia de suprimentos, enquanto a Babcock continua a aumentar o interesse internacional em sua fragata de emprego geral Arrowhead 140 e faz uma oferta para entregar à Marinha Helênica um novo programa de modernização das fragatas da Classe Hydra, uma capacidade de fragata provisória e quatro fragatas Babcock Arrowhead 140.
Segundo a Babcock International, “o projeto Arrowhead 140 já foi escolhido pela Marinha Real do Reino Unido para seu futuro programa de fragatas Type 31. A empresa está empenhada em apoiar a indústria grega para construir e montar as novas fragatas na Grécia, revigorando a cadeia de abastecimento doméstica, atualizando a infraestrutura, modernizando as instalações domésticas, aprimorando e aumentando a força de trabalho local e transferindo conhecimento e tecnologia. Funcionários da Babcock também têm se envolvido com empresas sediadas na Grécia interessadas em fazer parte de sua cadeia de suprimentos no país e recentemente realizaram um evento online ao vivo em Atenas, sob os auspícios da Diretoria Helênica de Armamentos do MoD.”
FONTE: UK Defence Journal