O mais novo submarino de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA, futuro USS Hyman G. Rickover (SSN 795), foi batizado durante uma cerimônia nas instalações do estaleiro Electric Boat da General Dynamics em Groton, Connecticut, em 31 de julho.

“Este submarino é uma homenagem adequada ao almirante Rickover, que realmente transformou nossa Marinha”, disse o almirante James Caldwell, diretor do Programa de Propulsão Nuclear Naval, durante seus comentários na celebração.

Caldwell atribuiu a Rickover – que serviu por 63 anos na Marinha e foi responsável por estimular a Força a adotar a propulsão nuclear após a Segunda Guerra Mundial – não apenas avanços tecnológicos, mas também culturais. Ele elogiou a lendária ética de trabalho de Rickover, sua franqueza, atenção aos detalhes e compromisso com a excelência, que, segundo ele, permeou toda a Marinha.

“É muito bom ver este navio ficar pronto e ver tantas pessoas aqui para celebrar seu batismo e honrar o legado de Hyman G. Rickover”, disse o comandante Thomas Niebel, oficial comandante do submarino recém-batizado.

O Honorável James F. Geurts, desempenhando as funções de Subsecretário da Marinha, disse aos presentes que a construção do futuro USS Hyman G. Rickover é um testemunho da dedicação dos construtores navais e marinheiros da América.

“Não fechamos um estaleiro, público ou privado, por um dia durante a pandemia”, disse Geurts. “O compromisso sustentado com a excelência demonstrado por esta força de trabalho mostra-se na construção deste barco e segue a cultura de excelência promovida por Hyman G. Rickover.

“Não é apenas uma questão de ter os melhores navios do mundo”, continuou ele, “você tem que ter os melhores marinheiros do mundo para manter a melhor Marinha do mundo, e nós temos os dois”.

Darleen Greenert, madrinha do submarino, uma veterana da Marinha e esposa do ex-chefe de Operações Navais Jonathan Greenert, destacou o sacrifício de famílias militares durante seus comentários e lembrou-se da falecida Eleonore Rickover, esposa do almirante homônimo.

“Ela estabeleceu o padrão [para madrinhas de navios]”, disse Darleen Greenert sobre Eleonore Rickover, que foi a madrinha de um submarino anterior da classe de Los Angeles para levar o nome Hyman G. Rickover, SSN 709. “Ela amou sua tripulação”.

O primeiro Hyman G. Rickover foi comissionado na Base de Submarinos, New London, em Groton, em 21 de julho de 1984. O SSN 709 e sua tripulação desdobraram 12 vezes até seu descomissionamento em dezembro de 2007. Ao longo dos anos, suas condecorações incluíram o Atlantic Fleet Golden Anchor Award, prêmios de guerra antissubmarino do Esquadrão de Submarinos Oito, branco “A” e vermelho de engenharia “E”, e o prestigioso prêmio da Sexta Frota “Hook ‘Em” por excelência em guerra antissubmarino.

Greenert pediu aos membros da família da tripulação do futuro USS Hyman G. Rickover que ficassem juntos quando sua filha, a Matrona de Honra Sarah Greenert McNichol, quebrou a garrafa cerimonial de vinho espumante na proa.

Outros oradores na cerimônia incluíram o presidente do Electric Boat Kevin Graney, a presidente de construção naval da Newport News, Jennifer Boykin, o deputado norte-americano Joe Courtney, D-CT e o deputado norte-americano Jim Langevin, D-RI.

O Rickover acabará por se juntar à frota com um deslocamento de 7.835 toneladas, tripulação de 132 e uma carga útil de armas de 12 sistemas de lançamento vertical e quatro tubos de torpedo.

Submarinos de ataque rápido como o Rickover são plataformas multimissão que habilitam cinco das seis capacidades principais da estratégia marítima da Marinha – controle do mar, projeção de poder, presença avançada, segurança marítima e dissuasão. O submarino é projetado para se destacar na guerra antissubmarino; guerra antinavio; guerra de ataque; operações Especiais; inteligência, vigilância e reconhecimento; guerra irregular; e guerra contra minas – da guerra antissubmarino em oceano aberto à inteligência, vigilância e reconhecimento, para projetar poder em terra com as Forças Especiais de Operação e mísseis de cruzeiro Tomahawk na prevenção ou preparação para crises regionais.

Almirante Hyman G. Rickover

FONTE: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments