Baixa do serviço ativo da fragata Greenhalgh – F46
A fragata Greenhalgh – F46, da Marinha do Brasil, dará baixa do serviço ativo em breve. A cerimônia de mostra de desarmamento deverá ocorrer no próximo dia 10 de agosto.
A fragata Greenhalgh – F46, ex-HMS Broadsword – F88, é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, morto na Batalha Naval de Riachuelo. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow, na Escócia.
A fragata HMS Broadsword foi a líder da classe Type 22 Batch 1 de quatro navios da Royal Navy e participou de combates na Guerra das Malvinas, atuando como “goleiro” na proteção dos navios-aeródromo com seu sistema de mísseis Seawolf, contra a ameaça de mísseis Exocet argentinos.
O contrato de compra da Greenhalgh, de suas três irmãs e três varredores classe River, num valor de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões) foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994, com as transferências ocorrendo a medida que foram dando baixa da Royal Navy.
- F Greenhalgh (F46) – ex-HMS Broadsword (F88)
- F Dodsworth (F47) – ex-HMS Brilliant (F90) (baixa do serviço ativo em 2003)
- F Bosísio (F48) – ex-HMS Brazen (F91) (baixa do serviço ativo em 2015)
- F Rademaker (F49) – ex-HMS Battleaxe (F89)
A Greenhalgh foi incorporada à Marinha do Brasil em 30 de junho de 1995, em cerimônia realizada em Plymouth, Inglaterra. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Carlos Alves da Silva.
Para saber mais sobre a fragata Greenhalgh – F 46, ex-HMS Broadsword – F88, acesse a página dedicada no NGB – Navios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.