Fragata Greenhalgh F46

Fragata Greenhalgh - F46

A fragata Greenhalgh – F46, da Marinha do Brasil, dará baixa do serviço ativo em breve. A cerimônia de mostra de desarmamento deverá ocorrer no próximo dia 10 de agosto.

A fragata Greenhalgh – F46, ex-HMS Broadsword – F88, é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, morto na Batalha Naval de Riachuelo. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow, na Escócia.

A fragata HMS Broadsword foi a líder da classe Type 22 Batch 1 de quatro navios da Royal Navy e participou de combates na Guerra das Malvinas, atuando como “goleiro” na proteção dos navios-aeródromo com seu sistema de mísseis Seawolf, contra a ameaça de mísseis Exocet argentinos.

O contrato de compra da Greenhalgh, de suas três irmãs e três varredores classe River, num valor de aproximadamente US$ 170 milhões (£ 100 milhões) foi assinado entre o Governo Brasileiro e o Ministério da Defesa Britânico em 18 de novembro de 1994, com as transferências ocorrendo a medida que foram dando baixa da Royal Navy.

  • F Greenhalgh (F46) – ex-HMS Broadsword (F88)
  • F Dodsworth (F47) – ex-HMS Brilliant (F90) (baixa do serviço ativo em 2003)
  • F Bosísio (F48) – ex-HMS Brazen (F91) (baixa do serviço ativo em 2015)
  • F Rademaker (F49) – ex-HMS Battleaxe (F89)

A Greenhalgh foi incorporada à Marinha do Brasil em 30 de junho de 1995, em cerimônia realizada em Plymouth, Inglaterra. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra João Carlos Alves da Silva.

Para saber mais sobre a fragata Greenhalgh – F 46, ex-HMS Broadsword – F88, acesse a página dedicada no NGBNavios de Guerra Brasileiros, clicando aqui.

Idade dos navios escolta da Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

228 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments