China realizará exercício militar de 5 dias no Mar da China Meridional
A China anunciou que realizará um exercício militar de 5 dias a partir de sexta-feira no Mar da China Meridional, à medida que as tensões aumentam na região
Pequim, 6 de agosto – A China anunciou que realizará um exercício militar de 5 dias a partir de sexta-feira no Mar da China Meridional, conforme as tensões aumentam na região.
O exercício, que incluirá a criação de uma vasta zona de restrição à navegação, ocorre em um momento em que os EUA e outros países da região estão aumentando a pressão sobre Pequim por meio de exercícios militares de grande escala.
O anúncio vem poucos dias depois que a Índia anunciou que enviará uma força-tarefa de quatro navios de guerra para o Sudeste Asiático, o Mar da China Meridional e o Pacífico Ocidental.
Os navios indianos devem participar da próxima edição do exercício Malabar do Quad (Índia, Japão, Austrália e Estados Unidos) e também serão incluídos em exercícios bilaterais com Vietnã, Filipinas, Singapura, Indonésia e Austrália.
De acordo com a mídia estatal chinesa Global Times, o exercício militar chinês servirá como resposta às recentes provocações, demonstrando que a China tem “rifles de caça prontos contra os lobos” que anseiam pelos interesses centrais da China.
A China realizará o treinamento militar no Mar da China Meridional de sexta a terça-feira, e outras embarcações estão proibidas de entrar na zona de restrição à navegação, conforme nota divulgada pela Administração de Segurança Marítima na quarta-feira.
O anúncio não deu mais detalhes sobre o exercício, mas uma agência de notícias baseada em Taipei informou que o PLA lançou mísseis balísticos antinavio no Mar da China Meridional em um exercício semelhante no ano passado.
O exercício do ano passado, realizado de 24 a 29 de agosto, também apresentou uma zona de restrição à navegação quase no mesmo local e de tamanho semelhante anunciada pela Administração de Segurança Marítima.
A região do Indo-Pacífico é amplamente vista como uma área que compreende o Oceano Índico e o Oceano Pacífico central e ocidental, incluindo o Mar da China Meridional.
As reivindicações territoriais da China no Mar do Sul da China e seus esforços para avançar para o Oceano Índico parecem ter desafiado o sistema estabelecido baseado em regras.
Reivindica soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional e tem reivindicações territoriais sobrepostas com Brunei, Malásia, Filipinas, Vietnã e Taiwan.
A China tem aumentado suas atividades marítimas no Mar da China Meridional e no Mar da China Oriental nos últimos meses, em parte em resposta às preocupações de Pequim sobre o crescimento da presença militar dos EUA na região devido ao aumento das tensões sino-americanas.