Pilotos navais chineses instrutores de caça recebem certificação de operação noturna em porta-aviões
Porta-aviões Liaoning estabelece as bases de combate noturno
Durante a mais recente viagem do porta-aviões Liaoning, instrutores de pilotos de caça da Academia de Aviação Naval do Exército de Libertação do Popular da China (PLA) receberam a certificação para operar em porta-aviões à noite, marcando o estágio em que a universidade agora pode treinar cadetes pilotos em operações noturnas de porta-aviões. Isso significa que os porta-aviões da China terão pilotos capazes de combate noturno mais rápido do que antes, disseram analistas no domingo.
No exame de certificação recente, vários instrutores de pilotos da academia pilotaram jatos de combate J-15 e pousaram no convés de voo do porta-aviões Liaoning, que navegava no mar de Bohai em uma noite de vento forte com ondas violentas, relatou o PLA Daily na sexta.
Isso marcou que a academia agora é capaz de treinar cadetes pilotos para operar aviões de combate baseados em porta-aviões durante o dia e à noite, disse a reportagem.
O primeiro grupo de pilotos de caça a jato baseados em porta-aviões do PLA dominou as habilidades de combate noturno em 2018. E agora, ter instrutores ganhando técnicas relacionadas permitirá que eles ensinem cadetes adequadamente, sem permitir que os últimos explorem por si próprios. Isso ajudará a gerar capacidade de combate noturno do porta-aviões da China com mais eficiência do que antes, disse um especialista militar chinês ao Global Times no domingo, solicitando anonimato.
“O maior desafio de pousar em um porta-aviões à noite é a baixa visibilidade, já que não há ambiente circundante para referência. Contar apenas com instruções leves do porta-aviões para pousar com precisão no pequeno convés de voo é um grande teste para a habilidade e coragem de um piloto, disse um oficial de sinalização de pouso no Liaoning, reportou o PLA Daily.
A decolagem e a aterrissagem diurnas já são difíceis e perigosas, pois o convés de voo de um porta-aviões é muito menor do que um campo de aviação em terra, apontam analistas.
Em outras marinhas que operam porta-aviões, como as dos Estados Unidos e da França, menos de 60 por cento dos pilotos estão qualificados para operação noturna devido à sua alta dificuldade, disse a China Central Television citando o especialista militar chinês Yin Zhuo.
Mas a operação noturna é crucial no combate, porque os ataques surpresa são mais fáceis à noite, e se uma operação de longa distância começa à tarde, também exige o pouso à noite, disse Yin.
A viagem mais recente do Liaoning trouxe muitos outros resultados, incluindo o fornecimento de certificação para operação diurna de porta-aviões a um novo grupo de cadetes pilotos, revelou a reportagem do PLA Daily.
Pilotos instrutores que operavam à noite e pilotos cadetes que operavam durante o dia, todos conseguiram pousar nas primeiras tentativas, disse a reportagem, observando que o número de pessoas que receberam um certificado em uma única viagem pelo Liaoning atingiu um recorde.
Também durante a viagem, uma tripulação feminina completou de forma independente uma missão de apoio de lançamento helicópteros, incluindo o Z-8 e Z-9, no Liaoning pela primeira vez, relatou o js7tv.cn, um site de notícias afiliado ao PLA, em final de julho.
O pouso noturno no Liaoning
FONTE: Global Times