Hensoldt recebe contrato para equipar fragatas F124 alemãs com novos radares
Novos equipamentos terão capacidades de defesa contra mísseis balísticos
O provedor de soluções de sensores HENSOLDT, junto com a Israel Aerospace Industries (IAI), está fornecendo novos radares para a Marinha Alemã para modernizar a tecnologia de sensores das fragatas de defesa aérea F124. O Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Operação do Bundeswehr (BAAINBw) fez um pedido no valor de aproximadamente 200 milhões de euros para a entrega e instalação de quatro sistemas de sensores compostos por radar e sistema IFF, respectivamente.
Com este pedido, os radares da fragata F124 serão reformados para superar a obsolescência dos componentes eletrônicos. A ordem também marca o início do desenvolvimento das capacidades nacionais no campo da Defesa contra Mísseis Balísticos (BMD). Inclui uma instalação em terra que é uma cópia totalmente funcional dos radares do navio. Ela não apenas permite o treinamento de usuários e técnicos de serviço, mas também permite que novos desenvolvimentos sejam testados em terra antes da instalação a bordo.
Para este fim, a HENSOLDT firmou uma cooperação estratégica no campo de radares de amplo alcance com capacidade para BMD em banda S com a subsidiária da IAI ELTA Systems Ltd. Isso fornece ao cliente alemão uma combinação de um parceiro nacional para certificação e suporte de longo prazo, bem como sistemas disponíveis no mercado que foram experimentados e testados no campo.
Anteriormente, o contrato para a modernização da vigilância aérea baseada em terra no programa HADR NF, também com base em uma cooperação com a ELTA da IAI, foi concedido à HENSOLDT. Os radares usados em ambos os projetos são praticamente idênticos na construção e, portanto, também oferecem vantagens ao cliente em termos de abastecimento logístico e, portanto, a operação dos sistemas a longo prazo. Desta forma, desenvolvimentos posteriores também podem ser usados transversalmente e, assim, ser introduzidos de forma mais econômica.
FONTE: Hensoldt