Porta-aviões USS Carl Vinson opera com caças stealth F-35C no Mar da China Meridional
O porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) da Marinha dos EUA está navegando no Mar da China Meridional desde a semana passada carregando caças F-35 stealth pela primeira vez na região.
O Carl Vinson Carrier Strike Group (VINCSG) partiu de San Diego no início do mês passado, fazendo história ao navegar para o Pacífico.
O porta-aviões da classe Nimitz tornou-se o primeiro porta-aviões da Marinha dos EUA a desdobrar uma ala aérea integrada consistindo de caças F/A-18 Super Hornets de quarta geração e F-35C Lightning II Joint Strike de quinta geração.
O grupo de ataque está agora no Mar da China Meridional e conduzindo operações de segurança marítima, disse a Marinha dos EUA em um comunicado à imprensa.
O grupo de ataque porta-aviões é liderado pelo Carrier Strike Group (CSG) 1 e inclui o porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70); Carrier Air Wing (CVW) 2; Embarque de staffs do CSG 1 e Destroyer Squadron (DESRON) 1; Cruzador de mísseis guiados USS Lake Champlain (CG 57) classe Ticonderoga; destróier de mísseis guiados USS Chafee (DDG 90) classe Arleigh Burke; e o navio de combate litorâneo da variante Independence, USS Tulsa (LCS 16).
No mês anterior à entrada no Mar da China Meridional, o VINCSG participou do Exercício de Grande Escala 2021, conduziu voos de interoperabilidade com o UK Carrier Strike Group (CSG-21) e conduziu um exercício bilateral com unidades das JMSDF.
O grupo de ataque está empenhado em defender uma ordem internacional baseada em regras com aliados e parceiros regionais, demonstrando a capacidade das forças navais destacadas para responder rapidamente em toda a região.
O Carl Vinson Carrier Strike Group é desdobrado na área de operações da 7ª Frota dos EUA em apoio a uma região Indo-Pacífico livre e aberta. A 7ª Frota dos Estados Unidos conduz operações navais desdobradas para a frente em apoio aos interesses nacionais dos Estados Unidos na área de operações do Indo-Pacífico. Como a maior frota avançada da Marinha dos EUA, a 7ª Frota interage com outras nações marítimas para construir parcerias que promovam a segurança marítima, promovam a estabilidade e evitem conflitos.
FOTOS: U.S. Navy