Babcock de ‘prontidão’ para ajudar a Austrália a construir uma nova frota de submarinos nucleares

50

A empresa do estaleiro Devonport pode ser ter ganhos importantes se for escolhida para o novo projeto

O gigante da defesa Babcock International Group Plc está de prontidão para ajudar a Austrália a construir sua nova frota de submarinos nucleares.

A empresa, que administra os enormes estaleiros de Devonport em Plymouth e Rosyth, na Escócia, disse que está pronta para compartilhar sua vasta experiência e expertise em submarinos e a infraestrutura necessária para acompanhá-los.

Se a Babcock for escolhida para se envolver no projeto recém-anunciado, provavelmente representará um grande ganho para a empresa e sua instalação de Devonport.

Os primeiros-ministros da Austrália, Reino Unido e EUA acabam de anunciar um pacto que verá a Austrália receber submarinos nucleares pela primeira vez, em um movimento amplamente visto como um contraponto ao poder militar chinês no Indo-Pacífico.

A estrutura do Aukus verá os submarinos com propulsão nuclear construídos em Adelaide, Austrália, mas como o país não tem indústria nuclear doméstica, precisará da ajuda dos britânicos e americanos.

Um porta-voz da Babcock disse: “Estamos prontos para apoiar os governos do Reino Unido e da Austrália com base em nossa longa experiência e expertise no suporte de submarinos nucleares e infraestrutura associada”.

O governo australiano admitiu que precisará “alavancar a experiência dos Estados Unidos e do Reino Unido, com base nos programas de submarinos dos dois países para colocar uma capacidade australiana em serviço o mais cedo possível”.

O pacto Aukus foi anunciado pelo primeiro-ministro australiano Scott Morrison, em uma coletiva de imprensa ao lado do premier britânico Boris Johnson e do presidente americano Joe Biden.

O Sr. Morrison disse: “Pretendemos construir esses submarinos em Adelaide, Austrália, em estreita cooperação com o Reino Unido e os Estados Unidos”.

Os submarinos nucleares da Grã-Bretanha são construídos em Barrow-in-Furness pela BAE Systems e baseados na Escócia, mas a Babcock fornece suporte e extensão de vida para a frota em Devonport.

Além de projetar sistemas de lançamento e manuseio de armas para todos os submarinos do Reino Unido, a instalação de Devonport da Babcock é o único local que pode reparar, reabastecer e desativar submarinos com energia nuclear no Reino Unido. É também onde todos os submarinos Trafalgar e Vanguard do Reino Unido são reformados e atualizados. A Babcock trabalhou em submarinos espanhóis e sul-coreanos também, por isso é versada em cooperação internacional.

A empresa está vendendo sua participação em outras empresas, e alguns ativos de negócios inteiramente, enquanto se esforça para gerar pelo menos £ 400 milhões e compensar perdas, que atingiram £ 1,64 milhão, depois que a pandemia de Covid causou retrocessos prejudiciais em seus programas de trabalho.

O valor do acordo com a Aukus ainda não foi revelado, mas rasga um contrato de US $ 90 bilhões (£ 65 bilhões) entre a Austrália e a França, assinado em 2016 – um movimento que um governo francês furioso chamou de “punhalada nas costas”.

FONTE: PlymouthLive

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments